Windows com bug até em mobile
A vários meses um pocket PC com Windows Mobile 5 tinha ido para o espaço. Embora o Windows Mobile 5 seja uma versão já obsoleta do Windows para dispositivos móveis o pocket (um HP iPaq hx2400) em si tinha um hardware muito bom (só de processador é 550 Mhz desperdiçados no lixo).
Mas o que mais me deixou curioso foi o motivo do problema, nada. Isso mesmo, um belo dia fui ligar o pocket pela manhã e ele simplesmente congelou o Windows (assim como acontecia com bastante freqüência no Windows 95 e 98), dei um soft reset e nada, pensei ser alguma configuração que tivesse do nada entrado em conflito com outra. Fiz um hard reset e nada. Ou melhor, ele iniciava o boot e travava ainda na tela de boot.
Mas o pocket tinha muito pouco uso, nunca havia levado um tombo. Não tinha lógica.
Comecei então a vasculhar o manual do pocket para ver se encontrava alguma coisa relacionada, vi então um procedimento chamado clean reset, ou seja, após conseguir pressionar uma seqüencia mutante de teclas o pocket iria praticamente ser formatado e instalado o Windows novamente. No manual informava que fazendo o clean reset o pocket sairia como de fábrica e que todas as configurações e dados seriam perdidos de forma definitiva.
E não é que funcionou, isso é ótimo pois o pocket está em uso novamente, mas vejo que o problema do Windows é bem mais embaixo. Muitos fãs do Windows alegam que os constantes problemas vem da plataforma x86 sob o qual é executado e pelo hardware picareta que é obrigado o suportar, então como explicar problemas semelhantes em uma plataforma mobile com hardware certificado?
O problema não é hardware, não são aplicativos mal projetados, é o Windows mesmo, senão concorda, como explica o processo de “formatar” o pocket e “instalar” o Windows de novo para que o mesmo voltasse a funcionar? Me lembrei de anos atrás quando a cada 2 meses no máximo eu tinha que formatar meu computador e instalar o Windows 98 novamente.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.