Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas

Um vírus acima do próprio antivírus, coisa absurda? Nem tanto. Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas para tirar o sono de muita gente.

[ad#texto]

Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas
Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas

Depois de perder relevância para pragas virtuais mais modernas, um vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas e o pior, um antivírus não consegue remover.

Já fazia anos que o termo vírus não causava mais medo, mas agora vai voltar a causar.

Pelo menos nos administradores de rede de grandes empresas.

Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas: o vírus

Para quem ainda não conhece o UEFI é o substituo da antiga BIOS, sendo o responsável pelo start do seu hardware, antes mesmo que o seu sistema operacional comece a executar, sem ele um computador simplesmente não liga.

Esta semana a McAfee da Intel Security reportou que existe um vírus infectando firmwares UEFI.

Os vazamentos Vault 7, disponibilizado pelo Wikileaks, tornaram público o trabalho da CIA em comprometer a segurança de computadores utilizando um suposto vírus no UEFI e além disso a companhia de segurança italiana Hacking Team já estava inclusive utilizando um em seus “trabalhos”.

O grande problema deste tipo de vírus é que nem mesmo uma formatação do sistema operacional consegue remove-lo, é preciso localizar um firmware original, novo e limpo, e somente então instalar o novo no lugar do antigo que fora comprometido.

E instalar um novo UEFI é uma tarefa mais complexa e arriscada.

[ad#texto]

Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas: a ferramenta

A McAfee disponibilizou uma ferramenta baseada na CHIPSEC.

Esta ferramenta permite analisar o UEFI possivelmente infectado e comparando-o com um UEFI original e limpo em busca de possíveis alterações.

Contudo a ferramenta ainda não é 100% segura.

O seu uso somente é recomendado em ambientes de perícia de forma controlada, não sendo recomendado a sua execução como um antivírus tradicional, principalmente em ambientes de produção.

Vírus no UEFI começa a surgir nas principais empresas:  os alvos

Atualmente este tipo de ataque é executado de forma dirigida e não contra pessoas comuns.

Até mesmo pelo refinamento da técnica que ainda depende de um atacante mirando em um alvo específico.

Mas como tudo evolui muito rápido é possível que a técnica se torne banal ao ponto que um vírus deste tipo se torne comum e passe a ser disseminado de forma massiva para qualquer tipo de usuário.

Então todo cuidado é pouco.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.