Vazamento de dados do governo


Lendo o título garanto que muita gente pensou em um ataque de hackers ou crackers a algum servidor militar, mas o problema de segurança computacional é bem menos complexo e muito mais simples: são as pessoas!

Servidores militares são tecnicamente entupidos por firewall´s, IDS, Antivírus, etc, etc, tudo isso para eliminar a mais remota possibilidade de acesso não autorizado a dados, e realmente esses sistemas funcionam bem contra ataques diretos, mas o fator humano ainda é preponderante no quesito segurança computacional, de que adianta um servidor seguro se um usuário autorizado capta algumas informações de modo legítimo em seu notebook para trabalhos diversos e depois perde esse notebook ou o mesmo ainda é roubado?

Mesmo que o usuário deposi apague os dados do seu notebook existe uma grande possibilidade de que esses dados possam ser recuperados por profissionais especializados, ou seja, o fator humano é o que mais pesa quando falamos de segurança em informática.

E o exército norte-americano realmente desconhece o perigo do fator humano, tanto que um rapaz da Nova Zelândia comprou um MP3 Player usado por US$ 9,00 e de brinde ganhou acesso a vários arquivos contendo informações sobre soldados e operações militares dos EUA no Afeganistão e no Iraque (sem contar que no mercado negro do Afeganistão é possível comprar equipamentos com dados sigilosos do exército dos EUA de forma relativamente fácil).

Agora é torcer para todos os dados cairem sempre em mãos de pessoas de boa índole como o do rapaz acima, pois soldados e familiares podem estar expostos a ataques específicos já que seu endereço, telefone e celular vazam pelas mãos do governo com tamanha facilidade.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.