Utilizar ou não utilizar um estabilizador


Essa é uma dúvida que tem despertado calorosas discussões nos últimos tempos.

Afinal é necessário ou é melhor utilizar um estabilizador? Será que ele pode realmente danificar um computador?

Todos sabem que a energia no Brasil é em geral de baixa qualidade e que as redes de abastecimento e até mesmo as instalações de nossas casas fazem com que a energia oscile em demasia e essa oscilação poderá danificar ou mesmo reduzir a expectativa de vida dos componentes internos (processador, motherboard, memória, etc) do seu computador.

Pensando nisso muitos usuários compram estabilizadores na esperança de não passarem por problemas referentes a oscilação de energia, porém não é isso que geralmente ocorre.

Principalmente os produtos de baixa qualidade podem realmente trazer conseqüências trágicas ao seu equipamento.

Para entender todo o cerne do problema é preciso saber que um estabilizador é na verdade uma chave seletora que “seleciona” uma saida para aproxima-la ao máximo da voltagem nominal (que pode ser 110V ou 220V).

Mas nesse curto espaço de tempo entre a troca de uma posição para outro, mesmo que em uma fração de segundo, o computador irá ficar sem abastecimento de energia e os capacitores irão começar a descarregar, ou seja, a energia para o computador oscila e em alguns casos oscila muito.

Por fim, prefira um filtro de linha de boa qualidade.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.