Utilizar ou não utilizar um estabilizador
Essa é uma dúvida que tem despertado calorosas discussões nos últimos tempos.
Afinal é necessário ou é melhor utilizar um estabilizador? Será que ele pode realmente danificar um computador?
Todos sabem que a energia no Brasil é em geral de baixa qualidade e que as redes de abastecimento e até mesmo as instalações de nossas casas fazem com que a energia oscile em demasia e essa oscilação poderá danificar ou mesmo reduzir a expectativa de vida dos componentes internos (processador, motherboard, memória, etc) do seu computador.
Pensando nisso muitos usuários compram estabilizadores na esperança de não passarem por problemas referentes a oscilação de energia, porém não é isso que geralmente ocorre.
Principalmente os produtos de baixa qualidade podem realmente trazer conseqüências trágicas ao seu equipamento.
Para entender todo o cerne do problema é preciso saber que um estabilizador é na verdade uma chave seletora que “seleciona” uma saida para aproxima-la ao máximo da voltagem nominal (que pode ser 110V ou 220V).
Mas nesse curto espaço de tempo entre a troca de uma posição para outro, mesmo que em uma fração de segundo, o computador irá ficar sem abastecimento de energia e os capacitores irão começar a descarregar, ou seja, a energia para o computador oscila e em alguns casos oscila muito.
Por fim, prefira um filtro de linha de boa qualidade.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.