Utilizando Hint no seu PL/SQL

[ad#texto]
Algumas vezes nos deparamos com queries confusas e que são lentas e para ajudar ainda mais não temos tempos ou recursos suficientes para apresentar uma solução melhor.

O que fazer então?

Observer a query abaixo e imagine como sendo um query lenta:

select tab.campo1
         ,tab.campo2
         ,tab.campo3
         ,tab.campo4
from tabela tab

Podemos utilizar um HINT para tentar melhorar a sua performance.

select /*CHOOSE*/
         ,tab.campo1
         ,tab.campo2
         ,tab.campo3
         ,tab.campo4
from tabela tab

Como já é de conhecimento, o banco de dados Oracle, utiliza estatística para melhorar a performance das queries, ou seja, a performance do Oracle é variável de um caso de uso para outro.

Em geral o HINT CHOOSE vai melhorar a sua consulta, porém, em casos específicos ele pode não surtir efeito nenhum e você terá que utilizar outros HINTs para acertar a performance da query.

Eu irei mostrar outros exemplos de HINTs, por hoje fica o CHOOSE que trabalha com o custo da query para o banco para melhorar o seu retorno.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.