Usar Tableless? Para quê?


Quando você (ou sua empresa) contrata uma agência especializada em desenvolvimento de sites e portais tem por objetivo “comprar” um site/portal desenvolvido de acordo com normas e padrões do mercado, certo? Errado!

Recentemente tive acesso ao código-fonte de um site entregue por uma empresa especializada em desenvolvimento Web e o que ví me assustou muito, pois simplesmente todo o layout foi produzido baseado em tabelas. Sabe aquela velha história de se usar tableless para ficar mais fácil de atualizar ou migrar de layout no futuro (apenas editando o arquivo CSS), economizar banda e ainda por cima ser mais complacente e compatível com os vários tipos de browsers do mercado? Foi tudo sumariamente “esquecido” e o produto entregue apesar de funcionar hoje, não sabe se vai funcionar amanhã e quando tiver que atualizar o layout será como um dos Doze Trabalhos de Hércules.

É claro que muitas vezes por os mais variádos motivos temos que fazer uso de tabelas em um site, mas devemos ter o bom senso de que tabelas são apenas para exibir conteúdo e não para formatar layout e que tableless indica “poucas tabelas”, mas usar tabelas para tudo é o fim da picada.

Então ao receber seu site ou portal como produto final avalie também essa questão, pois irá facilitar a sua vida no futuro e economizar a banda do seu servidor no presente.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.