Usar ou não usar o usuário Admin

[ad#texto]
É meio que uma regra, todo sistema vem por padrão com um usuário chamado Admin que tem privilégios administrativos no sistema em questão, seja o Wordpres, Magento ou qualquer outro esse padrão impera.

E também existe um concenso de que uma das primeiras medidas é gerar um usuário administrativo diferente do usuário admin e excluir em seguida o usuário admin com a intenção de aumentar a segurança do sistema.

Por que fazer isso?

Porque existem alguns tipos de software que ficam logados em um determinado sistema tentando “adivinhar” qual é a senha do usuário admin para tentar o acesso e se o usuário admin não existir esse processo é dificultado, pois o possível invasor terá que descobrir primeiro qual é o usuário que tem esta permissão para só depois tentar adivinhar qual a sua senha.

Mas por que não ser mais inteligente e resolver brincar com o possível invasor?

Ao invés de excluir o usuário admin o ideal é rebaixar o seu nível de acesso para o mais baixo possível, ou dependendo das regras de acesso do seu sistema, simplesmente deixar o usuário admin sem nenhuma regra de acesso o que em resumo, mesmo que alguém consiga a senha do seu usuário admin o mesmo não terá permissão de acesso a nada do seu sistema.

Em resumo, o invasor depois de longas horas tentando descobrir a senha vai dar com a porta na cara ao perceber que perdeu tempo a toa e não vai conseguir fazer absolutamente nada com o usuário admin.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.