Usando JSTL – Java para Web

[ad#texto]

Existe um problema ao trabalhar com Java para Web é como designers que geralmente atuam dentro das páginas JSP irão lançar mão de recursos programados dentro dos servlets e classes do projeto sem embutir código Java dentro do JSP e também como controlar pontos de desvio, fluxo, laços sem entupir o código contido no JSP (que geralmente é HTML + CSS + JavaScript) de código Java?

Este problema existe porque existe uma dificuldade em encontrar um designer que conheça profundamente codificação em Java da mesma forma que é difícil encontrar um programador Java que trabalhe bem com designer, são dois conhecimentos difíceis de encontrar em um mesmo profissional, pois são de naturezas distintas e quando é encontrado este se torna um profissional raro no mercado e por isso seu custo aumenta, muitas vezes aumenta tanto que projetos menores chegam a ficar inviáveis.

A saída para isso se chama JSTL (na forma abreviada) ou ainda JSP Standard Tag Library. Mas o que é esse tal de JSTL?

O JSTL tem o objetivo de suprir a necessidade mencionada acima sem ter a obrigatoriedade de utilizar código Java dentro de um JSP e como resultado temos um projeto mais “limpo”, mais fácil de gerenciar além de otimizado para unir o trabalho dos programadores Java com o trabalho dos designers.

Veja um exemplo simples do uso de JSTL dentro de uma página JSP:

<%@ taglib prefix="fmt" uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/fmt" %>




Data Curta:
Data Longa:

Explicando o código:

Primeiro vamos instruir o compilador a utilizar as TAG´s do JSTL:  <%@ taglib prefix=”fmt” uri=”http://java.sun.com/jsp/jstl/fmt” %>

Agora vamos instanciar o objeto Java.util.Date, note que instanciamos e vamos utilizar um objeto Java, obviamente codificado em Java sem escrever uma única linha de código Java dentro do JSP: <jsp:useBean id=”agora”/>

Depois é só utilizar o objeto utilizando o JSTL, que neste exemplo imprime na tela a data nos formatos curto e longo: <fmt:formatDate value=”${agora}” /> para data curta e <fmt:formatDate value=”${agora}” dateStyle=”full”/> para data longa.

É um exemplo simples, mas serve como uma introdução ao uso de JSTL, que melhora muito a legibilidade de uma página JSP, obedece aos padrões, facilita o trabalho dos designers e dá todo o poder que a codificação Java daria para a página JSP. Nos próximos dias estaremos escrevendo mais sobre JSTL, sua aplicabilidade e seus recursos, tudo com vários exemplos.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.