Uma volta ao passado: como estão os ícones da tecnologia

Uma volta ao passado: como estão os ícones da tecnologia

Vamos dar uma volta ao passado e ver como estão as empresas ícones da tecnologia que fizeram sucesso nos anos 90.

Uma volta ao passado: como estão os ícones da tecnologia
Uma volta ao passado: como estão os ícones da tecnologia

Momento nostalgia, vamos dar uma volta ao passado e ver como estão as empresas que foram sucesso nos anos 90.

Bem antes de empresas como Apple e Samsung e de serviços como Spotify ou Netflix, vivíamos uma época completamente diferente.

Mas gigantes da tecnologia já despontavam, avisando qual o segmento seria líder dali para frente.

Uma volta ao passado: como estão os ícones da tecnologia

Nos anos 90, quando a internet começa a despontar, as empresas Nokia, Napster, Kodak, AOL e Geocities eram os ícones da tecnologia.

Porém a maioria delas não conseguiram acompanhar o ritmo acelerado de inovação ou escolheram caminhos que se provaram tortuosos.

A seguir vamos mostrar o destino das principais empresas que reinaram nos anos 90.

Nokia

A Nokia era o ícone quando falávamos de telefonia celular e sempre trazia inovações para seus clientes, ficando bem a frente da concorrência.

Entre seus celulares icônicos destacam-se:

  • Nokia 8110: conhecido por sua aparição no filme Matrix)
  • Nokia 3310: famoso pela sua robustez e longa duração da bateria
  • Nokia 6650: o primeiro telefone da empresa com conectividade 3G

Porém, em 2007, uma desacreditada Apple lançou o primeiro iPhone, trazendo um conceito totalmente diferente para a telefonia celular.

As empresas que se recusaram a abraçar esse novo conceito se perderam pelo caminho, este foi o caso da Nokia, Palm e BlackBerry.

Napster

Napster foi o primeiro aplicativo a utilizar o conceito de redes P2P para troca de arquivos, na época foi largamente utilizado para cópia de músicas em MP3.

Sem a necessidade de um servidor, os arquivos ficavam no próprio disco local do usuário, facilitando a troca livremente.

Porém a indústria fonográfica não gostou da ideia da troca de músicas sem pagar direitos autorais e entrou em ação.

Diversas gravadoras entraram com processos contra o Napster por incentivo à pirataria, e, em março de 2001, o serviço foi fechado.

Atualmente o Napster é um serviço de streaming como qualquer outro que vemos por aí.

AOL

Quem viveu os anos 90 e nunca pegou, pelo menos uma vez, um CD da AOL com seu discador de conexão à internet? Tinha gente que fazia até coleção.

Afinal eles foram a primeira empresa a oferecer internet fora do ambiente acadêmico e militar, lá no comecinho dos anos 90.

A fusão com a Time Warner em 2000 não foi bem sucedida e foi considerada um erro pelos executivos. 

Por fim a empresa fechou em 2006 no Brasil com uma dívida estimada de US$ 182 milhões.

Kodak

Um verdadeiro gigante do ramo de fotografia nos anos 70, 80 e 90, chegando a dominar 85% do mercado de câmeras nos anos 90.

Chegou ao ponto de recusar investir no obturador digital por considerar não ser necessário inovar no segmento, tamanha era sua dominância no mercado.

Por fim, a fotografia digital veio para ficar e a Kodak entrou com um pedido de falência no ano de 2012.

Atualmente sobrevive modestamente nos segmentos de impressão, produtos de imagem para o setor empresarial e inovações no setor de blockchain.

Geocities

O verdadeiro percursor das redes sociais, na época que era muito caro e complexo registrar um domínio e manter um servidor web simples.

Era utilizando os serviços do Geocities que as pessoas escreviam seus pensamentos na internet, sempre abusando muito de gifs animados de gosto duvidoso.

Sua fama era tanta que o Geocities chegou a ser o terceiro site mais visitado no mundo no ano de 1999.

Com o surgimento de serviços como o Blogger e WordPress além do fato do barateamento e simplicidade para publicar um site ou blog acabou por levar o Geocities a falência, encerrando o serviço no ano 2009.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.