Tunning no Oracle: alocando recursos para os objetos

[ad#texto]

Voltando a falar de tunning em Oracle esbarramos em uma dúvida simples porém recorrente, como declarar os recursos que utilizamos a fim de utilizar o mínimo de recursos no Oracle e assim, pelo menos em teoria, obter maior performance.

A boa notícia é que pelo fato do Oracle realizar alocação dinâmica dos recursos disponíveis para seus objetos em tempo de execução permite total liberdade para o desenvolvedor PL/SQL implementar seus objetos “com folga”, evita exceções desnecessárias, por exemplo, veja a declaração de uma variável do tipo string no PL/SQL:

Declare
  minhaVar    varchar2(4000);
  minhaVar2  varchar2(40);

Begin
  ...
End;

Qual declaração do exemplo acima consome mais recursos?

Depende do uso. Sim, isso mesmo, como o Oracle agrega recursos vai depender do uso, a declaração por si só não diz muita coisa.

A diferença maior fica pelo limite que você vai impor, no caso do exemplo acima ficaria em 4000 e 40 respectivamente.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.