Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL

Veja como detalhes podem fazer toda a diferença quando falamos em tuning Oracle. Veja detalhes de como deixar sua aplicação PL/SQL mais rápida.

[ad#texto]

Um detalhe que muitos ignoram quando falamos de performance e desempenho crítico é o cuidado ao declarar variáveis locais para inteiros, elas podem ser decisivas no seu projeto de tuning Oracle.

Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL
Tuning Oracle: operações aritméticas PL/SQL

Quando for fazer isso tenha sempre a preferência por utilizar PLS_INTEGER (notação mais nova) ou pelo menos BINARY_INTEGER (notação mais antiga), mas porque utilizar o tipo PLS_INTEGER para inteiros?

Esta recomendação se deve ao fato de que o tipo PLS_INTEGER exige menos armazenamento e que em operações aritméticas seu processamento é baseado em hardware, além disso os o tipo NUMBER e seus subtipos são projetados para precisão e portabilidade e não desempenho.

Até mesmo o tipo INTEGER é desencorajado, pois internamente ele é tratado como um ponto flutuante sem casas decimais, prejudicando muito o desempenho.

Além disse os subtipos INTEGER, NATURAL, NATURALN, POSITIVE, POSITIVEN e SIGNTYPE utilizam verificação adicional em tempo de execução o que também denigre o desempenho.

Em projetos de tuning Oracle ocorre com certa frequência o foco se concentrar no tratamento de queries, loops e até mesmo reengenharia das tabelas e pequenos detalhes como os que são apresentados aqui passam desapercebidos, porém dependendo da rotina PL/SQL estes pequenos ajustes irão garantir uma melhora substancial na performance.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.