TSE vende dados dos eleitores para o Serasa

[ad#texto]

Violações de privacidade por parte de governos vem surgindo a todos os instantes, agora foi a vez do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a Serasa Experian, resumindo, o TSE irá enviar dados de cerca de 141 milhões de brasileiros para uma empresa privada.

A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, o que torna todo este absurdo um fato real e comprovado.

Em suma, agora o Serasa irá receber dados sensíveis que milhões de brasileiros são obrigados a fornecer ao governo de forma irrestrita. Diversos funcionários do TSE tentaram explicar o contexto em que será aplicada esta “cooperação”, porém nenhum explicou de fato quais os limites e aplicações deste ato, tendo inclusive o seguinte trecho divulgado:

OBJETO: Prestação de informações contendo o nome do eleitor, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações sobre eventuais óbitos e validação do nome da mãe e data de nascimento.

O que mais preocupa são o parágrafo primeiro e terceiro deste estranho acordo, o primeiro parágrafo diz:

Parágrafo Primeiro – As informações fornecidas pelo TSE à Serasa poderão ser disponibilizadas por esta aos seus clientes nas consultas aos seus bancos de dados.

Ou seja, todos os dados repassados ao Serasa pelo TSE poderão ser utilizados a revelia, tendo inclusive o direito de repassa-los para qualquer parceiro comercial.

Já o terceiro parágrafo diz:

Parágrafo Terceiro – Em contrapartida à disponibilização pelo TSE das informações citadas no Caput, a SERASA emitirá ao TSE a quantidade de 1.000 (hum mil) certificados digitais modelo e-CPF A3, com validade de 2 (dois) anos, em cartão, com as respectivas leitoras, conforme Anexos I e II.

Levando em conta que na média o cartão e sua leitora custam aproximadamente R$ 310,00 podemos dizer que o TSE irá embolsar cerca de R$ 310.000,00 vendendo os seus dados pessoais, pois apesar de velada é isso que ocorreu, o TSE fez um escambo de seus dados a troco de cartões digitais e suas respectivas leitoras.

Realmente é uma violação de privacidade absurda, que deve ser combatida e rechaçada de forma imediata.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.