Tim multada pela Anatel

[ad#texto]

Há algum tempo atrás a Tim foi notificada pela Anatel pois supostamente estaria derrubando ligações para forçar que seus usuários refizessem a mesma e dessa forma fosse efetuada nova cobrança já que a maioria de seus planos são taxados por ligação e não por tempo de duração.

A Tim questionou os métodos de medição adotados pela Anatel e a história ficou assim, a Tim continuava derrubando (ou será que você ainda não tinha percebido isso?) e os clientes pagando dobrado.

Contudo a Anatel conseguiu auferir que a Tim estava descumprindo a regulamentação nacional, como o Código de Defesa do Consumidor e o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal, assim aplicou multa de R$ 9.576.030,14. A Tim pode recorrer e é provavelmente o que fará.

Entendo que penalizações financeiras são necessárias e concordo em aplicá-las para as empresas que descumprem com reincidência a lei de venda ou prestação de serviços contudo é bem simples para a Anatel embolsar o dinheiro e os clientes que foram prejudicados continuam no prejuízo. Não seria muito mais prático fazer com que todos os clientes recebessem desconto ou créditos adicionais em suas contas totalizando para a empresa o valor que seria da multa?

Veja este caso da Tim, os clientes pagaram a mais e a Tim foi multada mas o dinheiro vai para a Anatel, na minha opinião é um triangulo imperfeito. O mais correto seria a Anatel assegurar que a Tim repassa-se para as contas dos clientes o rateio do valor total da multa aplicada, assim de certa forma o dinheiro cobrado ilegalmente voltaria para os clientes e a Tim seria penalizada da mesma forma.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.