Spam no WhatsApp: problema tem atrapalhado a vida de usuários
Na década de 90 e 2000 o grande problema dos e-mails era a quantidade de spam, agora o problema se atualiza e chega a era do spam no WhatsApp.

Depois de invadir e-mails e SMS chega a vez do spam no WhatsApp e o sossego do usuário acaba de vez.
O problema parece ter maior incidência na Índia, mas diversos casos já começam a ser reportados também no Brasil.
Ao que tudo indica as recentes melhorias no WhatsApp Business que foram promovidas pela Meta abriram caminho para que a plataforma se tornasse a preferida para envio de spam.
Spam no WhatsApp: o que está ocorrendo?
Todo esse problema começou após a Meta criar o Business Premium, onde contas comerciais poderiam ter acesso a recursos extras mediante pagamento mensal.
A novidade que foi anunciada em Maio não teve os valores divulgados até hoje, mas já existem milhares de contas comerciais utilizando a novidade.
Outra novidade ligado ao alto número de spam é a liberação da WhatsApp Cloud API.
Com ela é possível que a empresa utilize outras plataformas, fora o smartphone, para que seus atendentes prestem o atendimento aos clientes.
Essas melhorias facilitam a vida das empresas, mas pelo jeito também está criando problemas para os usuários do mensageiro.
É provável que com a abertura da API (ela até existia anteriormente, mas era muito restrita) as coisas tenham ficado fáceis para quem quer utilizar a plataforma para outros fins.
Como é controlado o uso dentro do WhatsApp
Dentro do WhatsApp, antes do envio em massa, é utilizado IA para impedir justamente que mensagens incomodas cheguem ao usuário.
Porém, até o momento o WhatsApp falha ao realizar esse controle.
E isso é preocupante, já que o método de controle é bastante falho, em breve o volume de spam tende a aumentar de maneira exponencial dentro da plataforma.
É possível ainda ao usuário reportar e bloquear o contato que enviou spam, porém isso é pouco eficaz e mesmo assim gera incomodo.
Já que empresas que se valem do spam para realizar envio massivo de mensagens possuem dezenas de números diferentes o processo de reportar e enviar se torna inútil.
Como se proteger deste problema então?
Infelizmente, por enquanto, não existe uma solução realmente eficaz.
As únicas medidas que o usuário pode tomar é reportar e bloquear e por fim ativar o arquivamento para sempre, para impedir que a tela inicial fique lotada de spam.
Sem dúvidas isso é algo que a Meta precisa tratar de maneira urgente.
Existem vários serviços que passaram a oferecer o envio massivo de mensagens pelo WhatsApp usando a sua API.
E este cenário só tende a piorar muito, mas muito mesmo.
Afinal, quem já utilizava a internet nos anos 2000 sabe o quanto o spam via e-mail atrapalhou a vida de muita gente.
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.