Sites de pirataria foram derrubados com prisão de 5 pessoas

Sites de pirataria foram derrubados com prisão de 5 pessoas

Sites de pirataria foram derrubados no Brasil e em diversos outros países em mais uma fase da operação 404 que chega a sua sétima fase.

Sites de pirataria foram derrubados com prisão de 5 pessoas
Sites de pirataria foram derrubados com prisão de 5 pessoas

Cerca de 675 sites de pirataria foram derrubados na sétima fase da operação 404 com atuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além dos sites também deixaram de funcionar 14 aplicativos que culminou na prisão de 5 pessoas com envolvimento nos serviços de pirataria.

Ao todo, essa operação envolve cinco países e diferentes forças policiais e de inteligência.

Sites de pirataria foram derrubados com prisão de 5 pessoas

Ao todo, esses foram os números dessa sétima fase da operação 404:

  • Bloqueio de 675 sites
  • Bloqueio de 14 aplicativos
  • Prisão de 5 pessoas
  • Expedidos 30 mandados de busca e apreensão
  • Operações em 5 países (Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Reino Unido)

Além das ações listadas acima, também ocorreu a desindexação do conteúdo em mecanismos de buscas e a remoção de perfis de redes sociais.

Também foram removidos conteúdos de áudio, vídeo, jogos e músicas, além de serviços de streaming destinados a pirataria.

Desde 2019

A Operação 404 ocorre desde o ano de 2019, quando ocorreu a primeira fase, levando diversos sites ao bloqueio.

Desde 2019 a operação ganhou força com a participação de autoridades de outros países e da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

A Anatel também tem contribuído com uma força tarefa desde o ano de 2018, retirando de circulação equipamentos não homologados.

Principalmente aparelhos de TVBox destinados ao uso de pirataria ou captura e/ou transmissão de streaming.

Ao que tudo indica a Operação 404 ainda terá diversas outras fases, tirando de circulação diversos “ramos” da pirataria de áudio e vídeo.

Ainda não existe informação sobre quais suspeitos foram presos e quais sites ainda seguem sob investigação.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.