Shellshock: falha grave de segurança ameaça o bash

Uma nova falha grave de segurança foi descoberta, estamos falando do Shellshock, veja aqui todos os detalhes de como se proteger.

[ad#texto]

Primeiro vamos explicar o que é Bash, basicamente se você utiliza Linux ou OsX já deve ter visto o seu interpretador de comandos, pois bem, este interpretador é o Bash e hoje foi divulgado o Shellshock, uma falha grave de segurança no Bash.

Shellshock: falha grave de segurança ameaça o bash
Shellshock: falha grave de segurança ameaça o bash

Mas nem só de desktops, servidores ou notebooks vive o Bash, ele também integra conjuntamente com o Linux uma infinidade de câmeras remotas, roteadores, switchs dentre tantos outros equipamentos de informática.

O shellsock permite que comandos arbitrários sejam executados assim que o Bash é carregado e desta forma é possível comprometer todo o sistema (provavelmente foi assim que a NSA se apoderou de vários dados sigilosos).

Para saber se o seu computador está inseguro digite o seguinte comando no terminal:

env x='() { :;}; echo vulnerável' bash -c "echo teste"

Se aparecer a mensagem “vulnerável” pode ir se preparando, pois seu computador está vulnerável (o que não significa que a falha de segurança tenha sido explorada na sua máquina).

Para se precaver do Shellshock é preciso que o fabricante do seu sistema o atualize, coisa que várias distribuições Linux já fizeram, porém para os amantes da maçã mordida resta esperar pois a falha de segurança ainda persiste.

Embora vários fabricantes já estejam liberando patches de correção a falha de segurança Shellshock poderá perdurar por anos, pois uma infinidade de equipamentos que não são computadores possuem algum tipo de Bash e podem estar vulneráveis e nestes equipamentos o processo de atualização costuma ser muito mais complexo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.