Seu celular grava suas conversas: a lenda urbana foi confirmada

Seu celular grava suas conversas: a lenda urbana foi confirmada

Depois de muita teoria da conspiração, finalmente foi confirmado que o seu celular grava suas conversas e o som ambiente de onde esteja.

Seu celular grava suas conversas: a lenda urbana foi confirmada
Seu celular grava suas conversas: a lenda urbana foi confirmada

Finalmente, depois de vários anos de teorias, foi confirmado que seu celular grava suas conversas ao captar o som ambiente.

A empresa responsável pelo software que realiza essa gravação tem contratos com Google, Meta, Amazon entre outras.

Seu ramo de atuação é o marketing digital, o que também explicaria a desconfiança de que quando falamos sobre algo propaganda relacionada passa a surgir no smartphone.

Seu celular grava suas conversas: a lenda urbana foi confirmada

A empresa de publicidade Cox Media Group (CMG) está, em teoria, utilizando uma ferramenta chamada Active Listening (Escuta ativa).

A teoria é que esta ferramenta utilize o microfone de dispositivos inteligentes para capturar o som ambiente ao seu redor.

E neste contexto identificar a voz e direcionar publicidade específica para o dispositivo espionado.

Esta descoberta dá credibilidade a uma antiga teoria da conspiração de que gigantes da tecnologia utilizassem o microfone para espionar os usuários.

O documento identificado sobre esse caso descreve uma ferramenta capaz de captar o som ambiente, como conversas, por exemplo.

Identificando os assuntos discutidos ou mencionados e adicionando esse pontos ao perfil do usuário do gadget e com essas preferências seriam então utilizadas para direcionar anúncios de maior interesse.

Como funciona a ferramenta?

Um documento obtido em um vazamento pela 404 Media é um slide de apresentação comercial para potenciais clientes.

O Active Listening é oferecido por US$ 100,00 por dia para coletar dados semanais de um grupo de usuários dentro de um raio de 16 quilômetros.

Para um monitoramento mais amplo o valor seria de US$ 200,00 por dia atingindo um raio de 32 km.

De acordo com a CMG:

“Usamos inteligência artificial para coletar esses dados de mais de mais de 470 fontes para melhorar a implementação, a segmentação e o desempenho da campanha”.

Consequências do vazamento

Assim que o vazamento sobre o Active Listening se tornou público os clientes da CMG repudiaram a atitude da empresa.

O Google afirmou ter removido a CMG do rol de parceiras por violar os termos de conduta e ética.

A Meta apenas afirmou que a CMG é uma parceira geral e que não utiliza os recursos do Active Listening e que irá apurar os detalhes.

A Amazon afirmou nunca ter utilizado a ferramenta para suas estratégias de publicidade e propaganda.

Como detectar a escuta?

As versões do Android e do iOS lançadas após o ano de 2021 sinalizam quando o microfone está ativo.

A intenção é que quando o smartphone ativar qualquer recurso de câmera ou microfone uma notificação luminosa seja exibida alertando o usuário sobre o uso do recurso para captura de áudio ou vídeo.

O problema fica para os usuários de versão anteriores, que não irão apresentar nenhum tipo de sinalização para o usuário.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.