Servidores com Linux ou com Windows Server

[ad#texto]
Uma coisa que até hoje não consigo entender é o porquê que certas empresas que já possuem toda a estrutura de seus servidores baseados em Linux, simplesmente ao mudar de ERP migram para o Windows Server pelo simples motivo que a empresa que vendeu o ERP disse que era melhor, mas melhor para quem?

Não vou entrar em questão de bugs, pois todo software tem bug, tanto o Linux como o Windows Server e também não entrar na questão de preço e corporativismo, pois o custo de aquisição e manutenção de um sistema operacional para servidores não é o principal agente na confecção de custo para o servidor e as operações e serviços que ele mantém.

Também não irei entrar no mérito de ser livre ou proprietário, pois aqui é uma questão particular de cada empresa tomadora do serviço.

Mas vou questionar um único ponto, por que sair de um ambiente Linux (seja qual for à distribuição) para migrar para um ambiente Windows Server que é suscetível a vírus?

É isso mesmo, pela sua própria estrutura de kernel e outras questões de utilização o Linux não é explorado por vírus e mesmo que em caso estremo a infecção ocorra o seu sistema de usuários e permissões, muito mais robusto se encarregará de minimizar o dano, ou seja, somente arquivos do HOME estarão passíveis de serem atacados.

Agora na plataforma Windows Server, qualquer vírus que possa infectar um Windows para desktop, pode, e irá, infectar o Windows Server e causar danos tanto em arquivos do sistema como em arquivos pessoais.

Falo isso por experiência, pois já tiver que socorrer as pressas uma empresa onde o ERP (cliente-servidor) era mantido por um Windows Server, que mesmo com antivírus instalado foi infectado por um malware e por consequência o ERP ficou fora de uso por cerca de 8 horas. E mesmo após a remoção dos vírus, o ERP voltou, mas os danos nos arquivos de sistema do Windows Server foram tão severos que foi necessário agendar um final de semana para uma formatação e reinstalação completa do servidor.

Na época foi constatado que uma pasta compartilhada, necessária para o funcionamento do ERP, foi a responsável pela infecção, pois um usuário teve o seu desktop (também com Windows) infectado e a partir do compartilhamento de arquivos o vírus conseguiu escalar privilégios, se ocultar para o antivírus e infectar o Windows Server. Casos assim não são raros, pelo contrário, são bastantes comuns.

Nesta brincadeira, foi-se um dia de trabalho sem a empresa realizar faturamento, o custo para a remoção do vírus e o custo para a manutenção posterior do servidor. Volto a perguntar, o Windows Server é melhor para quem?

Não entendo o motivo de expor o seu servidor para milhares de centenas de malwares espalhados pela Internet, simplesmente instalar um antivírus, fazer controle de usuário ferrenho e manter o servidor sempre atualizado não é o suficiente, infecções e problemas como o relatado acima irão acontecer.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.