Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados

O tempo passa e esta história não morre, porém agora o Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados e tudo parece estar resolvido.

[ad#texto]

Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados
Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados

Tudo começou com a Vivo implementando franquias ridículas de apenas 10GB para seus planos de banda larga fixa, agora o Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados, mas tem existe muita coisa para ser discutida.

Processo que foi corroborado pelo então presidente da Anatel que afirmou que a franquia era uma “conquista” para o consumidor e que seria muito benéfico.

Realmente não tem como entender como isso seria benéfico para o consumidor.

Após uma recusa popular praticamente unanime a Anatel voltou atrás.

Até então uma liminar proibia a aplicação de limites ou franquia de uso para banda larga fixa.

Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados: a alteração

PL 174/16, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), foi aprovada ontem por unanimidade e acrescenta um inciso ao artigo 7° da lei 12.965/2014: “não implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet banda larga fixa”.

Funcionando para uma alteração do Marco Civil da Internet vai agregar para que o direto a conexão seja respeitado.

Agora temos um caminho até que o projeto seja de fato aprovado e aplicado.

Senado aprovou projeto de lei que proíbe franquia de dados: as operadoras

Após a Vivo aplicar a franquia de uso, várias outras operadoras passaram a fazer o mesmo.

Conforme havíamos falado, o problema nem reside em aplicar uma franquia de consumo, mas sim no limite imposto, que era ridículo.

Estava claro que a aplicação da franquia era um freio para o avanço dos serviços de streaming, que por coincidência estavam desbancando as TVs por assinatura que compõe os “Combos” de assinatura (TV + Telefone Fixo + Internet) e são uma ótima fonte de rende para as operadoras.

Resumindo, era apenas uma forma velada de concorrência desleal.

A mesma conversa das operadoras de tentarem cobrar infraestrutura do Google, Facebook e afins.

Por hora o consumidor vence, mas ainda tem muito a percorrer.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.