Segurança em redes wi-fi para seu roteador

Vai comprar um roteador novo? Veja todos os detalhes sobre segurança em redes wi-fi e deixa sua rede em sua casa segura e livre de ameaças.

[ad#texto]

Segurança em redes wi-fi para seu roteador
Segurança em redes wi-fi para seu roteador

Segurança em redes wi-fi domésticas deveriam ser projetadas para máxima segurança e não é isso que ocorre.

Vemos diversas reclamações sobre problemas de segurança e até mesmo sobre a compatibilidade entre os dispositivos conectados.

Vamos explicar as diferenças entre os 3 principais protocolos wi-fi e como a escolha de um deles vai impactar diretamente na segurança e na compatibilidade, principalmente quando falamos de dispositivos mais antigos.

Segurança em redes wi-fi: os protocolos

Basicamente temos 3 protocolos, sendo eles WEP, WPA e WPA2, fora os padrões de criptografia empregue neles, veja:

  • WEP: abreviação de Wired Equivalent Privacy, é o mais antigo deles e devido a sua “idade avançada” é bem falho para os padrões modernos, por outro lado é amplamente aceito em dispositivos antigos.
  • WAP: abreviação de Wi-Fi Protected Access, é considerado uma evolução do WEP e utiliza o novo padrão de criptografia chamado TKIP, consequentemente é muito mais seguro que o WEP, porém atualmente já é considerado inseguro para os padrões atuais.
  • WAP2: é uma evolução natural do WAP e aceita tanto a criptografia TKIP quanto a AES, utilizando o padrão AES torna-se a melhor segurança em termos de segurança, porém a compatibilidade é afetada.

Estes são os protocolos, mas qual escolher?

[ad#texto]

Segurança em redes wi-fi: a compatibilidade

Infelizmente não podemos pensar somente em segurança, temos que pensar também em compatibilidade.

Por serem mais velhos, os protocolos WEP e WPA são amplamente aceitos, enquanto que o WPA2 é mais restrito, trazendo problemas de conexão para dispositivos mais antigos.

Desta forma, caso você tenha um dispositivo muito antigo o uso de WPA2 é “desaconselhável”.

Vale ressaltar que o WPA2 foi certificado em 2004 e em 2006 tornou-se obrigatório para dispositivos wi-fi.

Segurança em redes wi-fi: fazendo sua escolha

Devido aos grandes problemas de segurança domésticas é altamente recomendável o uso do WPA2 com AES.

Este problema foi homologado ainda em 2004, então a grande maioria de dispositivos já são compatíveis.

Somente equipamentos muito antigos, estamos falando de 13 anos, se tornarão incompatíveis.

Realmente o risco de manter até mesmo o WPA2 TKIP não é válido frente a compatibilidade, vale muito mais a troca do dispositivo de 13 anos atrás e preservar a sua segurança.

Até porque agora é moda o ataque a redes domésticas.

Vamos preservar nossos dados.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.