Segredo na instalação do PL/SQL Developer

Para quem prefere utilizar como IDE o PL/SQL Developer já deve ter percebido que existe um segredo na instalação, veja qual é.

[ad#texto]
Uma boa parte dos desenvolvedores Oracle, principalmente aqueles que trabalham com PL/SQL, prefere utilizar como IDE o PL/SQL Developer já deve ter percebido que existe um segredo na sua instalação.

Segredo na instalação do PL/SQL
Segredo na instalação do PL/SQL

Quando a instalação é executada em um ambiente de 32 bits tudo ocorre bem, porém em ambientes 64 bits ocorre um pequeno problema que carece de atenção.

No Windows, por padrão, os softwares aplicativos são instalados na pasta Arquivos de programa, porém em um Windows 64 bits existe duas pastas para softwares 64 bits a pasta padrão é a Arquivos de programa, porém para softwares 32 bits que serão executados sob uma camada de compatibilidade e a pasta padrão é a Arquivos de programa (x86) e aí é que está o problema.

O PL/SQL Developer não funciona adequadamente se o path com a instalação contiver caracteres como  o ( ), ou seja, alguma coisa internamente no software perde a conexão com o Oracle e se o PL/SQL Developer for instalado dessa forma ao tentar conectar dispara um erro de perda de conexão com o banco de dados Oracle.

A solução para isso é desinstalar o PL/SQL Developer e proceder a instalação em uma pasta sem caracteres especiais.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.