Segredo na instalação do PL/SQL Developer
Para quem prefere utilizar como IDE o PL/SQL Developer já deve ter percebido que existe um segredo na instalação, veja qual é.
[ad#texto]
Uma boa parte dos desenvolvedores Oracle, principalmente aqueles que trabalham com PL/SQL, prefere utilizar como IDE o PL/SQL Developer já deve ter percebido que existe um segredo na sua instalação.

Quando a instalação é executada em um ambiente de 32 bits tudo ocorre bem, porém em ambientes 64 bits ocorre um pequeno problema que carece de atenção.
No Windows, por padrão, os softwares aplicativos são instalados na pasta Arquivos de programa, porém em um Windows 64 bits existe duas pastas para softwares 64 bits a pasta padrão é a Arquivos de programa, porém para softwares 32 bits que serão executados sob uma camada de compatibilidade e a pasta padrão é a Arquivos de programa (x86) e aí é que está o problema.
O PL/SQL Developer não funciona adequadamente se o path com a instalação contiver caracteres como o ( ), ou seja, alguma coisa internamente no software perde a conexão com o Oracle e se o PL/SQL Developer for instalado dessa forma ao tentar conectar dispara um erro de perda de conexão com o banco de dados Oracle.
A solução para isso é desinstalar o PL/SQL Developer e proceder a instalação em uma pasta sem caracteres especiais.