Samsung ganha mas não leva
[ad#texto]
Vocês ainda se lembram da batalha judicial entre a Samsung e a Apple? Aquela briga por direitos e patentes que tinha como único intuito frear o desenvolvimento tecnologia da empresa rival para assim dominar o mercado, pois então, temos mais um capítulo.
Recentemente a Samsung conseguiu que a Apple fosse penalizada nos EUA em alguns modelos do iPhone e iPad, notadamente no que tange a conexão 3G, tendo então a Samsung ganho o direito sob tal recurso estes gadgets da Apple poderiam atém mesmo serem proibidos de serem comercializados.
Tudo muito certo, se não fosse o presidente Barack Obama vetar a ação e liberar a Apple destas obrigações, tudo porque a presidência dos EUA alegou que tais patentes fazem parte do SEC e não podem fazer parte deste tipo de processo pois tendem a frear o desenvolvimento tecnológico.
Realmente tal proteção é válida, contudo, nesta aplicação ela foi utilizada com o único intuito de proteção e paternalismo, já que a Apple é uma empresa norte-americana e a Samsung uma empresa coreana.
No processo anterior a Samsung levou a pior frente a Apple, que apresentou algumas patentes absurdas, como foi o caso do retângulo com cantos arredondados, como isso é permitido e em outros casos a patente terá que integrar o grupo do SEC? Quem acompanhou de perto o outro processo entre a Apple e a Samsung notou que o tom do processo e patentes beirou o absurdo e mesmo assim nenhuma intervenção da presidência ocorreu.
De qualquer forma o processo de liberação e controle de patentes nos EUA é particularmente complicado e quase sempre termina em limitação do desenvolvimento e avanço da tecnologia por proteger em excesso ou permitir que empresas e pessoas tirem patentes de coisas e/ou situações de uso geral e comum.