Sabe configurar seu usuário no MySQL?


Principalmente em projetos Web o MySQL é hoje sem dúvida o banco de dados mais utilizado, a anos atrás a sua devida simplicidade hoje se transformou em um estigma, pois muitos profissionais de TI que não o conhecem (ou conhecem somente informações de 4 anos atrás) o relegam a um banco de dados de brinquedo, o que não é verdade.

Como o mundo Web é literalmente dominado por PHP + MySQL vou começar a passar alguns comandos para facilitar a utilição do MySQL por quem queira conhece-lo melhor, o primeiro é o GRANT que serve para a definição de privilégios para usuários.

Nota: quando instalar o MySQL, seja em ambiente de testes ou de
produção nunca, eu disse nunca, deixe o usuário root com a senha
em branco e nem conceda acesso remoto a todos os usuários.

O primeiro exemplo do comando GRANT:

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO
user@IP_MAQUINA IDENTIFIED BY 'alguma_senha' WITH GRANT OPTION;

Esse comando serve para liberar todos os recursos, incluse o próprio comando GRANT para o usuário definido pelo IP da máquina de acesso, então você já sabe o tamanho da encrenca em utilizar esse comando sem critério algum.

Outro exemplo:

GRANT ALL PRIVILEGES ON *.*
TO user@'%' IDENTIFIED BY 'alguma_senha' WITH GRANT OPTION;

Nesse aqui semelhante ao anterior a única diferença é que o usuário além de ter todos os privilégios também poderá conseguir acesso de qualquer computador.

Como medida de precaução ao utilizar o GRANT no MySQL nunca libere todos os os privilérios, escolha os que o usuário poderá fazer uso, é mais seguro e garanto que irá evitar muita dor de cabeça futura.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.