Removendo o client do Oracle sem complicação


Tenho notado que o client do Oracle 6i é meio complicado para remover e caso uma tentativa de remoção não seja completa ao tentar instalar novamente o client pode comprometer a estabilidade do Windows.

O instalar do client do Oracle não tem um módulo para a remoção como a maioria dos softwares e nem o Adicionar/Remover do Windows o registra como aplicativo facilitando a sua remoção então todo o processo precisa ser manual.

O primeiro passo é abrir o MSCONFIG (vá em executar -> msconfig) e em serviços desmarcar todo o qualquer serviço do Oracle que você encontrar, feito isso é preciso reiniciar o computador, assim quando o computador efetuar o boot e Windows não irá ativar nenhum serviço do Oracle e será possível efetuar a remoção completa.

Agora é preciso apagar toda a pasta de instalação do Oracle (por default a localização é c:\orant).

Feito isso é só ir nas variáveis de ambiente e editar a variável PATH removendo todos os caminhos que apontam para a pasta de instalação do Oracle.

Agora falta pouco, embora o client do Oracle já esteja fisicamente apagado, ainda é necessário apagar todas as entradas que aponta para ele no registro do Windows, fazer isso manualmente é inviável devida a grande de entradas, então aconselho utilizar algum software para isso. Eu recomendo o RegDefrag para esse serviço.

Após o final da limpeza do registro é só reiniciar o Windows que agora está com o client do Oracle 100% removido.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.