Realmente a Apple virá ao Brasil

[ad#texto]
Esses últimos dias a Internet e a imprensa especializada em tecnologia vem noticiando que rumores indicavam que a Apple iria abrir uma fábrica no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo.

O fato é que a Apple não produz nada, em nenhum lugar do mundo, ela simplesmente desenvolve seus projetos e depois licencia a produção, que geralmente fica a cargo de alguma empresa chinesa, aliás essa é uma tática utilizada pelo grande maioria das empresas de tecnologia.

O fato é que a Investe São Paulo (órgão do governo do estado para controlar novos investimentos) está negociando, desde o primeiro semestre de 2010, com a Foxconn, empresa que produz diversos gadgets da Apple pelo mundo afora, a abertura de uma nova fábrica, em local ainda não especifica no interior do estado de São Paulo e que inclusive já existe uma carta de interesse assinada pela Foxconn.

Somando esse comunicado oficial ao fato de que a Apple estuda meios de bloquear a hegemonia da Positivo tem em fornecer hardware ao governo federal, ou seja, a Apple quer participar de forma ativa na intenção do governo federal de adquirir lotes de tablets para fins diversos.

Hoje a Positivo é a principal fornecedora de hardware para as licitações e projetos do governo federal e tem o projeto em execução de um tablet que será apresentado ao governo federal até o meio do ano para futuras aquisições, é neste processo que a Apple também quer participar.

A ideia de trazer uma sucursal da Apple para o Brasil é muito benéfica para o desenvolvimento da tecnologia interna, pois a Positivo que é 100% nacional se veria obrigada a inovar cada vez mais para concorrer com os produtos da Apple que também seriam oriundos do Brasil e também teriam os mesmos incentivos fiscais para produtos de tecnologia que as empresas nacionais possuem. Só espero que o Brasil não se vislumbre demais com a ideia da Apple atuando aqui e não incentive fiscalmente demais a empresa em detrimento de outras empresas nacionais, como por exemplo a Positivo. Em suma, concorrência é ótimo, mas protecionismo para qualquer um dos lados será desastroso no médio e longo prazo.

Um ponto interessante é que existe uma medida provisória tramitando nos confins do poder legislativo federal que irá aplicar os mesmos incentivos fiscais de notebooks e desktops também para os tablets.

A nível de compara, um iPad que hoje sai em torno de R$ 1.700,00 poderia ser adquirido (com o incentivo fiscal e a Foxconn produzindo o iPad no Brasil) em torno de R$ 900,00, realmente um grande desconto, resta saber se tudo irá mesmo se consolidar para os rumores indicam.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.