Quem quer tomar SOPA ou empinar PIPA

[ad#texto]

Parece que os projetos de lei SOPA e PIPA que transitam no congresso norte-americano vão dar o que falar, afinal por trás do disfarce de “proteger os direitos autorais” irão implementar censura prévia e banimento de qualquer site ou serviço na Internet com base em alegações mínimas.

Mas espere aí, censura prévia e interversão direta em empresas privadas não são atitudes ditatoriais tão combatidas (literalmente) pelos EUA?

Sim, e agora querem fazer igual.

Por isso grandes empresas e sites da Internet norte-americana optaram por protestar no dia 18, foram desde doodles (Google) exclusivos repudiando a SOPA e PIPA até blackout total com a versão em inglês da Wikipédia.

Por hora o projeto de lei SOPA foi arquivado e tem chance mínima de ser aprovado já o projeto de lei PIPA (que dizem ser uma versão reduzida do SOPA porém igualmente maléfico para a Internet) ainda está em discussão e tem chances de ser aprovado.

Em termos práticos caso os projetos sejam aprovados irão servir para uma provável implementação de controle prévio sobre a publicação e o tráfico de informação na Internet, também conhecida como censura além de dar apoio jurídico e arbitrário para sites, pessoas, empresas e serviços da Internet sejam fechados sem motivos explícitos, além de servir de modelo para que outros países implementem leis semelhantes.

Em um cenário mais pessimista podemos considerar que no médio prazo o mundo poderá se tornar um grande Irã se tratando de Internet, alienação total.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.