Processadores ARM para desktops, será o fim do reinado da Intel?

Processadores ARM para desktop tomam força em notebooks e a Intel pode perder seu reinado absoluto quando falamos de processadores.

Processadores ARM para desktops, será o fim do reinado da Intel?
Processadores ARM para desktops, será o fim do reinado da Intel?

Depois dos processadores M1 da Apple os processadores ARM para desktops parece ter se tornado uma realidade.

Com o lançamento da Apple surgiu a grande dúvida se a proposta tomaria força com outros fabricantes que fornecem equipamentos para o ecossistema Windows.

Lembrando que antes da Apple houveram lançamentos de notebooks com processadores ARM executando Windows, porém sem nenhum sucesso.

Com a aposta acertada da Apple novos propostas de notebooks com processadores ARM surgem no mercado e agora é a vez da Lenovo.

Processadores ARM para desktops: o equipamento da Lenovo

A Lenovo irá lançar em maio de 2022 o notebook ThinkPad X13s, com a grande novidade de utilizar o processador Qualcomm Snapdragon 8cx 3ª geração.

A especificação deste notebook será a seguinte:

  • Processador Qualcomm Snapdragon 8cx 3ª geração
  • 32 GB de RAM (LPDDR4x)
  • GPU Adreno
  • Tela de 13,3″ na proporção 16:10, tecnologia IPS e resolução WUXGA com até 400 nits de brilho
  • Modem FastConnect 6900
  • Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E
  • Bluetooth 5.2
  • 5G (mmWave e sub-6 via e-SIM ou nano SIM)

Completam o pacote Windows 11 Pro e tento de uso longe da tomada de até 28 horas, lembrando que não irá possuir ventoinha.

Com duas entradas USB-C, teclado retroiluminado, leitor de impressão digital e peso de apenas 1.06kg é destinado a ocupar o mesmo nicho do Macbook da Apple.

Compatibilidade com ambiente x86-64

Notebooks no passado recente já foram lançados com processadores ARM da Qualcomm, porém não obtiveram sucesso, principalmente pelos problemas de compatibilidade com aplicativos projetos para ambientes x86-64.

Para que este notebook obtenha sucesso é fundamental que a Microsoft faça um bom trabalho com esta compatibilidade, afinal existem poucos aplicativos projetados para ARM.

Aliás este foi um fator determinando para o sucesso de MacBooks com processadores M1, a camada de compatibilidade chamada de Rosetta 2 é muito eficiente.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.