Por que ninguém utiliza o Opera?


Essa é uma pergunta estratégica, se o Opera tem se mostrado tão bom em testes (inclusive no Acid2) por que então ele é tão pouco utilizado pelo usuário comum?

E para piorar, uma simples busca pela Internet revela uma verdadeira legião de usuários que fizeram o download, instalaram e simplesmente após alguns dias de uso abandonaram o Opera em um canto qualquer do HD ou pior ainda, desinstalaram ele.

A resposta apesar de complexa é simples: a interface não fala a linguagem do usuário.

A regra é clara, se um software qualquer por melhor que seja não se comunicar de forma clara e objetiva através de sua interface com o usuário, esse software estará fadado ao fracasso.

Vejam o nascimento do Firefox, apesar de não ser uma cópia descarada do então reinante absoluto e sozinho Internet Explorer o mesmo tinha uma interface que o usuário identificava facilmente os recursos disponíveis e a forma de aplicação de tais recursos era tão ou mais simples que a sua localização na interface.

Era simples para qualquer usuário do Internet Explorer começar a utilizar o Firefox, não havia segredos na metodologia de uso e a interface era intuitiva.

Quer um exemplo mais hardcore?

Veja o caso do Google Chrome, a sua interface minimalista é radicalmente diferente dos líderes Internet Explorer e Firefox, porém a comunicação do software via interface com o usuário é simples e direta. O usuário rapidamente se identifica e assume de forma simples o comando do Google Chrome.

Agora instale o Opera e tente utiliza-lo.

Percebe como o usuário facilmente se perde no meio da interface?

Parece que o Opera faz questão de querer reinventar a roda e pensa que conseguirá fazer a Internet se render aos seus encantos.

Opera, não adianta, você não tem força para fazer isso com a mente dos usuários. Ou o Opera muda os seus conceitos de interface ou o seu futuro será ainda mais obscuro como um simples melhor browser que ninguém utiliza.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.