Petrobras adotando o BROffice

[ad#texto]
Mais uma empresa do governo passa a implantar o BROffice como meio de reduzir os custos com TI, no caso específico licença de software. A Petrobras iniciou o processo de instalação do software de open-source BrOffice em 90 mil computadores.

A estimativa da própria BrOffice.org que controla a comunidade no Brasil é que o processo permita uma redução de pelo menos 40% nos gastos com aquisição de licenças de software proprietário. Segundo a Petrobras, o principal motivo da mudança foi econômico. A empresa também adotará o ODF como padrão interno de documentos.

Como navegador, a Petrobras passou a usar o Firefox recentemente. Cada setor terá a chance de avaliar se o software atende as suas necessidades e decidir se fica ou não com o BrOffice.

No caso da avaliação é preciso que a Petrobras tome cuidado extremo e saiba filtrar corretamente as questões onde irão envolver resistência a mudança por parte do usuário e onde realmente o BROffice for de fato deficiente.

Eu mesmo já participei de um processo frustrado de migração do Microsoft Office para o BROffice simplesmente porque os usuários, não todos, tinham a preguiça de tentar aprender e entender como funciona, mesmo sendo disponibilizados treinamentos internos sobre o uso do BROffice e apostilas em áreas públicas e de livre acesso. Afinal, o BROffice, pois o mesmo não é uma cópia do Microsoft Office, ele é de fato um software que atende as mesmas expectativas e por isso pode ser similar em alguns pontos como pode ser completamente diferente em outros.

O programa de código aberto já é utilizado por outras grandes empresas como Banco do Brasil, Metrô de São Paulo, Itaipu e Serpro.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.