Oracle destrói Java

[ad#texto]
A Oracle em algumas situações toma atitudes que claramente destroem todo um histórico positivo de um produto.

Veja o caso do Java.

Recentemente a Oracle comprou a Sun e junto com diversos produtos e operações da Sun estava à plataforma Java, automaticamente a Oracle abraçou a tecnologia (que já tinha bastante aderência aos produtos Oracle).

Qual a principal vantagem do Java ante o seu principal concorrente, o .Net? A capacidade de ser multiplataforma, ou seja, compile uma vez e execute em qualquer sistema (desde que exista uma máquina virtual) e isso em termos práticos é algo formidável, pois tira das costas do desenvolvedor o fardo de ter de desenvolver e manter diversas compilações de seus softwares.

Desde a época da Sun, já existia o projeto JavaFX, que tem por finalidade permitir um desenvolvimento de interfaces avançado e permutável entre as vertentes da tecnologia, por exemplo, desktop e web.

Agora foi anunciada a intenção de que no Java 8 o Swing e AWT (API para desenvolvimento de interfaces desktop) serão substituídos pelo JavaFX, ótimo, afinal é uma evolução natural, daria mais interdependência ao desenvolvedor e mais poder de programação.

Mas a Oracle esqueceu que o JavaFX não é portável para Linux, ou seja, fica-se amarrado a plataforma Windows e tomando a estratégia citada acima como verdadeira teremos uma terrível involução da plataforma Java, afinal o desenvolvedor Java perderá o seu principal recurso, que é o poder da multiplataforma.

Ou a Oracle irá portar a toque de caixa o JavaFX ou o Java será sumariamente esmagado pela concorrência, vide .Net.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.