O que muda no Wine 10 que chega repleto de novidades

Veja o que muda no Wine 10 que vem repleto de novidades e promete dinamizar ainda mais a execução de aplicações Windows no Linux e derivados.

Veja o que muda no Wine 10 que vem trazendo suporte a nova interface gráfica e a aplicações ARM.
Para quem não conhece, o Wine não é um emulador, ele vai muito além disso, ele é uma espécie de camada que traduz execuções do Windows para o Linux.
Como ele é possível executar de maneira transparente um aplicativo compilado para Windows no Linux, como se fosse nativo e com boa performance.
O que muda no Wine 10 que chega repleto de novidades
O Wine chega para suprir lacunas no ambiente Linux, o de aplicativos e jogos que existem somente no ecossistema Windows.
Esses aplicativos e jogos nunca serão portados para Linux e isso limita e obriga o usuário a permanecer invariavelmente no Windows.
Com o Wine é possível instalar, configurar e executar esses aplicativos e jogos nativamente no Linux de maneira relativamente simples.
Na versão 10, uma das novidades é o suporte a Arm64EC, o que permite que um software combine código ARM com código x64, permitindo que um software desenvolvido para x64 seja executado em um hardware ARM.
Neste caso vale ressaltar que é suportado apenas 4k de página e a maioria dos aplicativos ARM requisita 16k.
Outra novidade é o suporte expandido ao ambiente gráfico Wayland, que é mais novo e melhor que o antigo X11.
No mais diversas correções eliminam bugs focados nos jogos Forza Horizon 4, Final Fantasy XI e na franquia Assassin’s Creed.
Outras novidades incluem:
- Suporte para telas com altas taxas de DPI
- Melhoria no suporte para teclados Dvorak
- Melhoria no suporte a Direct3D
- Correções de milhares de bugs relatados
Descubra mais sobre ViamaisBLOG
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.