O maior perigo da Internet não é a pirataria

Se engana quem pensa que o maior perigo da internet é a pirataria como nós a conhecemos, existem problemas muito mais graves como este que vamos falar.

[ad#texto]

Hoje existe uma preocupação crescente sobre pirataria, principalmente estúdios fazendo (ou forçando) megaoperações visando impor até mesmo restrições a serviços como o Netflix, tudo em nome de uma visão mercadológica antiquada que luta para sobreviver na era digital, porém o maior perigo da internet não é esta pirataria de filmes e músicas em que o simples usuário faz o download vez ou outra, o problema é muito mais grave e já está fortemente estabelecido.

O maior perigo da Internet não é a pirataria
O maior perigo da Internet não é a pirataria

Há um tempo atrás o FBI localizou a “loja on-line” Silk Road que operava na Deep Web e comercializava diversos produtos ilegais, porém como o sistema já estava estabelecido uma nova loja tomou o seu lugar, a bola da vez era a Evolution que chegou com mais recursos de segurança e muito mais opções acerca dos produtos e serviços oferecidos.

Neste meio tempo ainda foi lançada a Silk Road 2, porém seus servidores foram comprometidos e diversos usuários tiverem suas contas de Bitcoins roubadas, coisa que na Evolution é praticamente impossível de acontecer já que ela implementa algo chamado de carteira compartilhada onde em três pontas diferentes (comprador, vendedor e servidor) pelo menos duas precisam autorizar uma transação de Bitcoin.

Mas o maior perigo da internet não está localizado em uma loja underground da Deep Web, o problema maior reside na “política comercial” adotada pela Evolution.

Enquanto a Silk Road não permitia transações de produtos destinados a ferir pessoas a Evolution não se preocupa com estes “termos éticos” e permite a comercialização de praticamente tudo, desde dados frutos de roubo de senhas até mesmo encomenda de assassinatos e tudo isso pago com Bitcoins.

Enquanto gravadoras gigantes se preocupam com simples usuários que baixam poucos Megabytes de músicas por ano e pressionam governos para que a fiscalização e leis punam tais “infratores” com severidade extrema, o maior perigo da internet se espalha e se ramifica sem grandes preocupações e a julgar pela organização da Evolution e o modo que o lugar antes ocupado pela Silk Road foi rapidamente preenchido podemos crer que igual ocorre no mundo real o crime organizado já se infiltrou de tal maneira no mundo digital que mesmo que a Evolution seja fechada outra irá tomar o seu lugar, com um grau de refinamento ainda maior.

O maior perigo da internet se prolifera a passos largos e está cada vez mais organizado e difícil de combater, quem dirá de ser exterminado.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.