O falso sistema operacional da Kaspersky

[ad#texto]

A empresa de segurança Kaspersky noticiou que irá produzir o seu próprio sistema operacional e que o mesmo será imune a ataques e malwares, sendo totalmente voltados para industrias e gestores de sistemas críticos, como o caso de usinas nucleares.

Falando em usinas nucleares, segundo a Kaspersky, o seu sistema operacional terá a capacidade de lidar e repelir ameaças como o Stuxnet, que provavelmente foi o primeiro malware desenvolvido por agências de segurança governamentais com o objetivo de espionar e avariar as operações de usinas nucleares iranianas, daí toda a sofisticação e recursos de alto nível contidos neste malware.

Por ser específico ele não será voltado às grandes massas como é o caso do Windows, OSx e Linux e ao que tudo indica ele não será construído do zero, mas funcionará como uma camada de controle entre a plataforma base e os demais sistemas periféricos e o ambiente externo, leia-se Internet.

Levando ao pé da letra, não será um sistema operacional como a Kaspersky gosta de afirmar, na verdade será como uma evolução de uma plataforma de segurança como conhecemos hoje (antivírus, firewall e IDS) e por ser completamente acoplado a sua plataforma de operação poderá ser muito mais robusto e confiável, com inteligência o suficiente para identificar um ataque ou mesmo um funcionamento anormal da sua plataforma base.

A Kaspersky por motivos óbvios não especificou e nem vai especificar detalhadamente a sua nova plataforma de segurança para evitar a exploração de possíveis falhas de segurança. Os únicos detalhes são da área comercial que relatam que vários operadores se mostraram interessados na ideia de um ambiente seguro para sistemas críticos e de infraestrutura.

Fonte: Gizmodo Brasil

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.