O controle estatal sobre a Internet: o caso do bloqueio da Rússia

O controle estatal sobre a Internet já é uma realidade em muitos países com governos totalitários e vários outros países tenta impor limites.

Veja como o controle estatal sobre a Internet que já ocorre em diversos países com governos ditatoriais impacta a vida da população.
Um caso de alerta é o teste de desconexão que o governo russo realizou esta semana na regiões autônomas Daguestão, Chechênia e Inguchétia.
Desde o início da guerra contra a Ucrânia o governo russo, que é uma ditadura, tenta frear sua oposição, controlando principalmente a internet.
O controle estatal sobre a Internet: o caso do bloqueio da Rússia
Este teste russo teve o objetivo de avaliar como iria se comportar a infraestrutura russa em caso de uma desconexão total com a internet mundial.
Moradores da região impactada relataram que nem mesmo com VPN’s conseguiram realizar conexão, com poucas exceções.
Deste o início da invasão russa a Ucrânia o governo persegue, prende e desaparece com pessoas contrárias a ditadura russa.
Jornais, ONG´s e outras entidades também são sistematicamente perseguidas e fechadas na Rússia.
A população em geral é censurada ao utilizar a internet, por exemplo, a população não consegue acessar jornais, o que é facilmente burlado com VPN´s.
Tudo isso para ocultar a verdade e aumentar o controle estatal sobre a vida pessoal do individuo.
Esse testes demonstra a movimentação do governo russo para conseguir controle absoluto sobre a utilização da internet no país, bloqueando inclusive as VPN´s.
A simetria com o Brasil
Qualquer semelhança com o recente bloqueio do X no Brasil pelo STF (e demais bloqueios contra empresas contrárias as ideias do Governo Federal) não é mera semelhança.
No Brasil, o bloqueio excessivo e a pesada multa imposta a quem for pego utilizando VPN´s demostra o mesmo viés autoritário e ditatorial no governo brasileiro.
A atual investida no controle e censura é o recorrente assunto de regulamentação das redes sociais.
Por aqui ainda é possível impedir excessos do Estado, porém este cenário pode mudar rapidamente e será um caminho sem volta.