Novo golpe na praça: conheça o vishing e saiba como se proteger

Novo golpe na praça: conheça o vishing e saiba como se proteger

Sempre com novidades, conheça o novo golpe na praça que tem feito muitas vítimas e veja como é possível se defender do vishing.

Novo golpe na praça: conheça o vishing e saiba como se proteger
Novo golpe na praça: conheça o vishing e saiba como se proteger

Um novo golpe na praça vem fazendo diversas vítimas no Brasil e permitindo que golpistas roubem dinheiro de suas vítimas.

Depois do phishing chegou a vez do vishing que é mais fácil de ser aplicado e que tem rendido dinheiro para golpistas.

Com a crescente onde de roubo de informações, golpes como o vishing estão se tornando populares e sendo muito eficazes na arte de enganar a vítima.

Novo golpe na praça: conheça o vishing e saiba como se proteger

O termo phishing já é bem comum e conhecido por todos, porém agora surgiu uma variação deste tipo de golpe chamado de vishing.

No vishing o golpista, de posse de informações sobre a vítima, entra em contato com a vítima por voz, seja em uma ligação tradicional ou ainda via WhatsApp.

Os golpistas fingem se passar por funcionários de diversos tipos de empresa, como por exemplo, bancos ou telefonia.

Com seus dados em mãos os criminosos pedem confirmações ou até mesmo a senha para evitar que transações via PIX sejam confirmadas (as transações sequer existem),

Com medo a vítima acaba enviando senhas ou outros dados sensíveis e de posse deles os criminosos realizam de fato saques ou compras.

No final a vítima fica somente com uma grande volume de contas para pagar.

Mais variações

Originalmente existia apenas o phishing e agora vimos surgir o vishing e já existe uma terceira forma deste mesmo tipo de golpe.

Trata-se do smishing, que nada mais é do mesmo golpe de phishing modificado para que o contato com a vítima via SMS.

Assim temos o vishing que é com o contato por voz e o smishing que é com o contato por SMS.

As semelhanças

Todos esses golpes se baseiam na quantidade de informações sensíveis que o golpista possui das suas vítimas.

Lembrando que essas informações geralmente são compradas no deep web, oriundas de vazamentos de dados de diversas empresas.

Com as informações em mãos o golpista irá solicitar algum tipo de confirmação ou senha e é neste momento que o golpe ocorre resultando em prejuízo para a vítima.

Como evitar?

Geralmente os golpistas possuem muita informação sobre a vítima, porém essas informações não são suficientes para que o golpe seja concluído.

Em todas as vezes o golpista irá solicitar algum código de segurança ou ainda solicitar um PIX para validar as informações.

Deste modo mundo divulgue ou informe senhas ou outros dados sensíveis, mesmo que a pessoa realmente aparente ser de um banco ou outra empresa idônea.

Utilizar senhas fortes e diferentes para cada cadastro e habilitar autenticação de dois fatores irá dificultar muito o trabalho do golpista.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.