Nova falha no Windows 11: problema de segurança é grave

Nova falha no Windows 11 é reconhecida pela Microsoft e pode trazer transtornos graves para o usuário. Veja se é possível contorna-la.

Nova falha no Windows 11: problema de segurança é grave
Nova falha no Windows 11: problema de segurança é grave

A notícia de hoje é uma velha conhecida: uma nova falha no Windows 11 é reconhecida pela Microsoft.

Das diversas falhas de segurança envolvendo o Windows, a vedete desta vez é uma falha no sistema de criptografia.

Com este problema o usuário pode até mesmo perder todos os seus dados, nos casos mais graves e existem relatos que de isso já ocorreu.

Nova falha no Windows 11: veja o que pode acontecer

A falha é específica para algumas arquiteturas de processadores da Intel e pode atingir desktops, notebooks ou servidores.

Basicamente as arquiteturas Ice Lake, Tiger Lake, Rocket Lake e Alder Lake são afetadas pela falha.

E servidores também são atingidos porque o Windows Server 2022 apresenta o mesmo bug, isso se deve ao fato do compartilhamento de código entre os dois sistemas.

Versões anteriores como o Windows 10 e Windows Server 2019 não sofrem desta falha.

Entendendo o problema

Sistemas operacionais da família Windows utilizam o SymCrypt, que é uma biblioteca de funções destinadas a criptografia.

No Windows 11 e Windows Server 2022 o SymCript precisou passar por atualizações e em decorrência dessas atualizações novos trechos de código tiveram que ser inseridos no Windows.

Foram esses novos trechos de código que eclodiram todo o problema.

Os novos trechos de código

Os novos trechos foram criados para implementar funcionalidades que utilizem Vector Advanced Encryption Standard (VAES) do padrão de criptografia AES.

Essas novas instruções tem a finalidade de acelerar o processo de criptografia.

Para utilizar o VAES é preciso que a arquitetura do processador suporte este tipo de instrução, e as famílias citadas acima possuem este suporte.

Sem detalhar o motivo a Microsoft avisou que ao utilizar esses novos trechos do VAES é possível que ocorra perda de dados.

Como contornar o problema?

De acordo com a Microsoft, para as máquinas suscetíveis ao problema, a Microsoft recomenda a instalação de atualizações de segurança lançadas em 24 de maio ou 14 de junho de 2022.

Embora aparentemente o problema seja corrigido algumas funcionalidades ficam mais lentas.

Operações utilizando BitLocker e no Transport Layer Security (TLS) podem ser as mais afetadas tendem a sofrer mais de lentidão.

Ainda não existe solução definitiva publicada pela Microsoft.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.