Netbook turbinado, ou não?

[ad#texto]
Como já escrevi anteriormente, eu comprei um notebook com o processador da linha ULV da Intel.

Eu devo admitir que sempre preferi produtos AMD, pois sou adepto e defensor da proposta: “Comprar mais pagando menos”, mas no caso de notebooks só encontramos processadores AMD em alguns modelos (geralmente da Acer ou Dell) e são configurações estranhas, ou são top ou são lixo, não existe meio termo.

Como resultado me rendi a um processador
Intel e devo confessar que o acerto que a Intel fez nos processadores Pentium Dual Core da linha ULV foi muito bom, pois temos boa performance aliado a baixo consumo de energia.

Porém o objetivo deste post não é isso, é falar do Notebook como um todo e explanar as derivações que estão surgindo nesse limiar que nos levam a seguinte indagação no momento da compra: eu estou comprando um notebook modesto ou um netbook top de linha?

No meu caso a configuração foi a seguinte:

  • Processador Pentium Dual Core ULV U4100;
  • 2 Gb DDR2
  • 329 Gb HD;
  • Vídeo integrado Intel 4.

Na experiência de compra me preocupei em equilíbrio entre os componentes e em equilibrar o preço do gadget com o meu bolso, foi uma tarefa difícil.

Aliado a uma tela de 13.3″ LED tenho um bom vídeo (em contraste com a decadência do vídeo integrado provido pela Intel) e uma boa performance para minhas tarefas, com um notebook que não é top de linha mas foi barato e o melhor é pequeno (não minúsculo como um netbook) e leve (pesa apenas 1,1 kg).

Então eu tenho mobilidade semelhante a um netbook, porém com um gadget melhor e mais potente, porém inferior em termos de performance para os notebooks top de linha.

É isso que quero mostrar, quando do lançamento dos netbooks tínhamos uma linha clara e visível entre um netbook e um notebook, porém com a necessidade do mercado (leia-se demanda) essa diferença clara foi ficando dúbia até o ponto de confundir até mesmo os mais experientes.

Na placa de venda estava escrito notebook, aquele velho amigo metido disse que eu comprei um netbook, mas o fato é que isso é apenas um nome, se você comprou um gadget que foi a contento, ou seja, que atende as suas necessidades e coube bem no seu bolso o nome da sua categoria pouco importa.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.