Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Chrome

Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome, acirrando a briga com o líder entre os navegadores, mas quem vence?

[ad#texto]

Mozilla Firefox Quantum é liberado
Mozilla Firefox Quantum é liberado

Há vários anos atrás o Firefox chegou para desbancar o então onipresente Internet Explorer 6 e apesar de desacreditado ele conseguiu. Agora o Mozilla Firefox Quantum é liberado e vai bater de frente com o Google Chrome.

Mas será que vale a pena?

O Firefox depois de perder o primeiro lugar vai conseguir reagir?

Ainda é cedo pra declarar o vencedor, porém as mudanças implementadas pela Mozilla melhoraram muito, o cansado Firefox e é possível que agora ele consiga fazer frente com o Google Chrome se aproveitando dos erros do inimigo.

Mozilla Firefox Quantum é liberado: os erros do inimigo

O Chrome é líder, ninguém vai negar, mas está errando muito ultimamente.

O consumo de memória RAM do Chrome beira o absurdo, a capacidade de isolar abas por PID de processamento fez o consumo de memória chegar ao absurdo, onde um navegador com apenas 5 abas abertas chega a consumir mais de 1,6 GB de RAM.

O visual minimalista do Chrome precisa ser remodelado urgentemente, todos os sistemas evoluíram e o Chrome continua com a mesma cara de sempre e agora isso já está afetando a usabilidade de seus usuários.

Mozilla Firefox Quantum é liberado: as mudanças

Vamos citar algumas das principais mudanças do Firefox:

  1. Muito rápido: além da renderização de páginas web ter ficado muito mais rápido o próprio browser também está mais rápido em coisas triviais, porém importantes, como é o caso da barra de endereços.
  2. Interface: as melhorias implementadas garantem um visual mais limpos, funcional, coeso e esteticamente agradável.
  3. Tipografia: a renderização de fontes pelo Firefox é muito superior ao de seus concorrentes, com reforço de cores e legibilidade aprimorada, aliás neste quesito o pior desempenho é o do Chrome.
  4. Ferramentas: o Firefox ganho várias ferramentas adicionais, como por exemplo, cópia e recorte de páginas.

A briga vai ser dura, mas com esta versão é provável que o Firefox faça frente ao Chrome.

Quem sabe o próprio Google não se mexa e melhore os pontos sensíveis do Chrome.

Para quem quiser fazer o download o Firefox Quantum venha aqui.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.