Mitos sobre consumo elétrico: não acredite em tudo na internet

Veja os principais mitos sobre consumo elétrico e deixe de ter trabalho inútil, que não vai lhe render nenhum tipo de benefício na prática.

Diariamente vemos publicações sobre atitudes para economizar energia, porém boa parte deles não é verdadeira, veja os principais mitos sobre consumo elétrico.
Lembrando que alguns destes mitos já forma veiculados em jornais de abrangência nacional, em reportagens com especialistas.
O caso é que existem muitos procedimentos totalmente inócuos que por algum motivo continuam perpetuados como funcionais.
Mitos sobre consumo elétrico: não acredite em tudo na internet
A seguir vamos desmitificar os principais mitos sobre a redução do consumo elétrico.
Na realidade são procedimentos inúteis, que só trazem mais trabalho ou tiram comodidades do dia-a-dia sem nenhum resultado prático para o consumo elétrico.
Algumas ideias inclusive são defendidas por “especialistas”, o que torna o tema um tanto quanto preocupante.
Geladeira cheia consome mais energia
Mito. Se a geladeira está com muitos itens armazenados ou não reflete uma quantidade pífia no consumo geral.
O que irá aumentar drasticamente o consumo de energia em uma geladeira é o abre e fecha constante da porta.
Porque o ar gelado de dentro escapa e a geladeira aciona seu mecanismo novamente para refrigerar o seu interior novamente.
Em casos onde alimentos mais quentes são guardados na geladeira também aumentam o consumo pelo mesmo motivo acima.
Ou seja, a quantidade de itens dentro de uma geladeira pouco importa, o que realmente faz diferença é o desequilíbrio interno.
220 Volts é mais econômico que 127 Volts
Mito. A tensão da sua rede de energia residencial tem uma influência mínima na conta no final do mês, é verdade que uma rede 220 Volts consome um pouco a menos, mas essa quantidade é absurdamente pequena que nem fará diferença prática na sua conta no final do mês.
O que realmente importa é a potência dos seus equipamentos (medida em Watts), ela é que irá determinar a quantidade de energia consumida no final do mês.
Desligar o ar-condicionado a todo instante
Algumas pessoas defendem que o ar-condicionado tem que ser desligado a todo momento que for sair do ambiente, por mais breve que seja.
Na verdade o que ocorre é que desligar o ar a todo momento vai aumentar o consumo.
Isso porque ao desligar o ar o ambiente começa a aquecer novamente, desta forma ao ser ligado posteriormente o ar-condicionado fará um esforço maior para resfriar o ambiente.
Nesta zona de maior esforço o consumo elétrico é mais alto, ocasionando em maior consumo.
Porém, se for sair do ambiente por longos períodos é melhor desligar o ar-condicionado, ou seja, é preciso bom senso.
Remover todos os aparelhos da tomada
Mito. Muitos, ditos especialistas, defendem que todos os aparelhos devem ser imediatamente removidos da tomada após o uso.
Televisores, microondas, roteadores, fogão, etc, acabou de usar tire da tomada.
Na realmente o impacto no final do mês é inferior a R$ 5,00. Ou seja, não é prático e não vale a pena, pois fora da tomada os aparelhos podem perder configurações, deixam de exibir horas (quando dotados de relógio) ou podem tirar toda a praticidade.
Então cuidado ao que ouve por aí, muitas vezes não trazem redução do consumo e só lhe tiram comodidades.