Microsoft Windows Linux.


Não é de hoje que a relação de amor e ódio que a Microsoft mantém por sistemas Unix like existe. O que pouca gente sabe é que nos primórdios da Microsoft existiu um tal de Xenix. Esse sistema operacional surgiu após a Microsoft ter comprado da AT&T uma licença de Unix 7, a partir de então a recém criada Microsoft começou a comercializar o seu Xenix, não ao usuário final mas para empresa integradoras no formato OEM.

Pouco depois desse processo e perante a incapacidade da Microsoft de licenciar o Unix, a Microsoft fechou um acordo com a IBM para desenvolver o OS/2 e o Xenix foi perdendo o interesse até ser vendido para a SCO e apagado de todos os registros da Microsoft.

Bem, depois disso tudo a história muitos já conhecem, mas o que pouca gente realmente sabe é que a Microsoft começou desenvolvendo um sistema operacional baseado em Unix, por isso é que o Windows hoje é Posix compliant (método de padronização do Unix que o Linux não adota). Com certeza essa é uma parte da história da empresa que Bill Gates com certeza quer esquecer e esconder mas que deixou e deixa até hoje rastros nas diversas versões do Windows produzidas, é por isso e pelo desenvolvimento conjunto do OS/2 que o Windows hoje apresenta elementos tanto do Unix como do OS/2.

Um ponto interessante é o desenvolvimento do Windows, embora o Unix adote um padrão alto de segurança esse conceito parece ter sido esquecido pelo time de desenvolvimento do Windows, a Microsoft claramente adotou uma versão voltada para o usuário, privando a segurança, como pura estratégia de marketing e dessa forma abocanhar uma boa fatia do mercado. Todo esse estratagema embora muito funcional trás muitos complicadores, pois afinal das contas quem utiliza o Windows e nunca foi infectado por nenhum malware que atire a primeira pedra.

No Meiobit tem um post muito interessante falando disso tudo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.