Microsoft e a transparência da segurança
[ad#texto]
No domingo a noite foi o maior hype na Internet a provável invasão do site da Microsoft Brasil, isso mesmo, o site principal da Microsoft no Brasil.
A Microsoft então se posicionou alegando que não havia ocorrido nenhum tipo de invasão ou violação do seu sistema de segurança e que a instabilidade era devido a um problema no redirecionamento.
Realmente, também acreditamos no coelho da Páscoa, Papai Noel e Mulher Maravilha.
Em primeiro lugar o que ocorreu foi que mesmo depois do serviço “restaurado”, além da lentidão excessiva e diversos timeout o link direcionado não era o link padrão do site e sim uma versão do site em inglês traduzido de forma automática, ou seja, isso leva a crer que os arquivos do site foram de fato alterados.
Em segundo lugar, “problema de redirecionamento” é muito diferente de o seu direcionamento sofrer um deface. O site da Microsoft Brasil não estava tem problemas ou instabilidade no redirecionamento, alguém ou um grupo de pessoas tinha alterado (mesmo que tenha sido somente o direcionamento) e apontado todas as visitas do site para uma página de deface.
Realmente a desculpa da Microsoft não colou e ficou mais feia do que se eles tivessem ficado em silêncio absoluto.