Microsoft com medo de perder a nova guerra dos browsers


Alguém aqui que for das antigas da Internet lembra da guerra de navegadores que ocorreu, a batalha em o Netscape e o Internet Explorer foi árdua mas a Microsoft venceu e até hoje o Internet Explorer reina na maioria dos computadores espalhados pelo planeta.

Nesse período vários outros navegadores surgiram e se perderam no tempo sem nenhuma relevancia no cenário mundial, com poucos milhares de usuários a grande maioria foi descontinuada e o reino da Microsoft parecia eterno, mas a alguns poucos anos surgiu o Firefox, seus plugins, temas e demais apetrechos (além da maior segurança) começou a chamar a atenção do grande público.

Desde então a Microsoft nega de forma implícita a relevancia do Firefox, mas ano após ano a Microsoft vê o uso do Internet Explorer caindo e de outros navegadores subindo, principalmente o Firefox, e a partir disso passou a entender toda a situação como uma nova guerra de navegadores e nos últimos meses passou a se preocupar com uma possível derrota no médio prazo. Observe alguns pontos:

  • O Firefox inova com a navegação de abas, o Internet Explorer copia e navega com “guias”;
  • O Firefox sempre teve um cuidado com os padrões Web, o Internet Explorer por pura pressão passa a largar os padrões próprios e se dedicar mais aos padrões Web;
  • O Firefox tem plugins, no Internet Explorer 7 você pode instalar “addons” e no Internet Explorer 8 RC1 você tem uma central de addons;
  • O Internet Explorer 8 RC1 agora importa dados do Firefox (favoritos, etc).

Tudo pode parecer simplesmente mera cópia da Microsoft, porém, essa última feature do Internet Explorer de importar dados do Firefox é claramente a demonstração que a Microsoft tem em relação ao Firefox e quer utilizar essa estratégia para facilitar uma migração de usuários do Firefox para a nova versão do Internet Explorer.

Mas o mais importante é que no meio dessa verdadeira guerra por relevancia quem realmente vence no final é o usuário, visto que tanto a equipe de desenvolvimento do Firefox quanto do Internet Explorer irão se dedicar ao máximo na melhoria de seus produtos e na confecção de novas features com o intuito de agradar o usuário e chamar mais a atenção no mar da Internet.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.