Mapeando unidades de redes no Wine


O Wine é uma excelente mão na roda para executar aquele software que teima em ficar só no Windows, porém alguns softwares necessitam de unidades de redes mapeadas no Wine para o seu correto funcionamento, mas como fazer isso? O processo é simples porém deve ser feito com cautela pois é necessária a edição do arquivo fstab do seu Ubuntu.

Bem, vamos lá, para começar, no Terminal digite:

sudo nautilus

Assim será aberto o Nautilus com status de super usuário, agora é só criar uma pasta com nome de sua preferência em:

/media

Feito tudo isso é necessário editar o arquivo fstab da seguinte forma, primeiro no terminal digite:

sudo gedit /etc/fstab

No final do arquivo adicione a seguinte linha:

//ip_do_servidor/pasta   /media/sua_pasta  cifs rw,
iocharset=utf8,user=usuario,passwd=senha  0   0

Viu que simplicidade? Com esse processo a unidade de rede passa a ficar mapeada de forma permanente no Ubuntu, para o Wine também enxergar esse mapeamento basta acessar as configurações do Wine (Aplicativos -> Wine -> Configure Wine), clicar na aba Unidades e depois no botão Autodetectar.

Agora é só clicar no botão de OK para que o Wine detecte de forma automática os novos mapeamentos e replique conjuntamente para o seu software permitindo assim a sua correta utilização.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.