Manutenção no Oracle Forms

[ad#texto]
Uma coisa incomoda e muito boa parte dos desenvolvedores, é o de prestar manutenção em um software já pronto e que foi desenvolvido por outra equipe/pessoa.

Isso ocorre, pois além de uma linha de raciocínio diferente também temos o fator de códigos muitas vezes elaborados de forma duvidosa, com pouca ou nenhuma padronização o que torna a sua compreensão por terceiros difícil além do fato que se o projeto do software for mal estruturado a sua manutenção é uma verdadeira tortura.

Deixemos de lado (por enquanto) o aspecto de desenvolvimento de novos recursos e vamos nos concentrar na parte mais maçante e cansativa para o desenvolvedor: a localização e correção de erros.

Para isso posso deixar algumas dicas:

O primeiro passo é conhecer o processo, é claro que você como desenvolvedor não precisa conhecer todos os processos, pois em um ambiente de grande porte isto é impossível, mas você precisa com certeza conversar muito com o usuário, não apenas o que relatou o erro, mas os usuários das outras áreas envolvidas, isso irá lhe permitir saber de antemão se o erro é realmente um erro de software, uma regra mal formada na definição durante o ciclo de desenvolvimento daquele software ou ainda uma mera má interpretação do usuário.

Caso seja mesmo um erro de software e é aqui que a minha dica se concentra, vou considerar então que você está utilizando o Oracle Forms, você deve em primeiro lugar interpretar o tipo do erro:

Caso seja uma mensagem de erro customizada, ou seja, aquela mensagem de erro mais amigável que você embute no seu software será necessário localizar em todo o Form qual o ponto de chamada para poder localizar o ponto exato do erro.

Caso seja um erro padrão do Oracle (seja um ORA, FRM, REL, etc) você pode anotar o código e procurar no Google ou na base de conhecimento para descobrir a causa e as possíveis ações de correção. Uma dica interessante é que no momento da execução, junto com o usuário mesmo, você pode acionar SHIFT + F1 e irá obter a descrição do erro e isso é bem útil em casos de erros em updates ou inserts que a sua aplicação pode precisar realizar.

E ainda caso o erro apresentado seja um FK, UK ou PK você pode varrer todo o banco, utilizar o PL/SQL Developer, por exemplo, procurando o ponto que esse recurso está para poder modular e corrigir o erro.

Corrigir erro é chato, mas é necessário fazer e seguinte os passos acima a tarefa de detectar erros e corrigi-los no Oracle Forms se torna menos maçante e mais produtivo.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.