Malware escondido no firmware do HD
O perigo é real, pois foi descoberto malware escondido no firmware do HD que pode ou roubar seus dados ou apagá-los por completo. Veja como se proteger.
[ad#texto]
Assuntos relacionados a privacidade ou a falta dela tem tumultuado todos os cantos da internet nos últimos meses onde notadamente tomou força no escanda-lo da NSA e de diversas outras agências governamentais de inteligencia que sempre espionaram cidadãos de diversos países e também seus respectivos governantes, agora nos deparamos com um malware escondido no firmware do HD e ninguém desconfiava disso.

Quem descobriu a existência deste malware é a empresa de segurança Kaspersky Lab que descobriu que uma organização, que provavelmente é a NSA, desenvolveu um malware que pode ser instalado remotamente que infecta o firmware do HD do dispositivo e após instalado permite que o invasor espione completamente os dados do usuário, permitindo inclusive que todo o disco rígido seja apagado sem dó.
A princípio é muito difícil descobrir se um determinado computador está ou não infectado, pois de acordo com testes em um HD contaminado irá perder no máximo apenas 1% do seu desempenho.
Malware escondido no firmware do HD: existe mais de um rodando por aí
Para ajudar ainda mais existem informações que um grupo de oito desenvolvedores dos EUA e Europa também desenvolveram um malware que infecta o firmware do HD, agindo de forma parecida com o desenvolvido pela NSA.
Assim a grande pergunta é como este pessoal tiveram acesso ao código-fonte dos principais fabricantes de HD para assim conseguirem desenvolver formas de burlar a segurança e assim conseguir desenvolver seus respectivos malwares.
Malware escondido no firmware do HD: conseguindo acesso
Se a princípio a desconfiança recaia na NSA, onde ela se disfarçou de um setor inofensivo do Pentágono que queria simplesmente analisar o código-fonte dos HD´s para então atestar a sua segurança para uso próprio ela obtida toda a informação de forma simples, a forma utilizada foi ainda mais simples.
Mas para os pesquisadores europeus o caminho parece ter sido ainda mais fácil, pois unindo informações públicas sobre a engenharia dos HD´s unidas a engenharia reversa foi possível encontrar as brechas de segurança necessárias para que o malware fosse desenvolvido.
Malware escondido no firmware do HD: como evitar
Ao que tudo indica nenhum antivírus ainda é capaz de lidar apropriadamente com ele e evitar por completo uma execução e a única forma de prevenção é na verdade criptografar via software toda a informação sensível do seu disco rígido.
E é importante salientar que seja utilizado criptografia via software, pois caso seja utilizada criptografia via hardware é possível que o malware tenha acesso à informação antes da criptografia.
Na realidade a criptografia não vai evitar que seus arquivos possam ser roubados, mas o receptor terá um trabalho adicional extra para tentar descriptografá-los.