Macete para o erro FRM-40039 no Oracle Forms 6

[ad#texto]

Às vezes por diversos motivos ao compilar ou por alguma ação externa o PATH das bibliotecas atachadas no seu Form pode ser direcionado para alguma área onde o usuário de execução não tem acesso, esse problema comumente ocorre quando temos um ambiente de qualidade para compilação e testes separado do ambiente de produção, e logicamente o usuário final não tem permissão de acesso ao ambiente de qualidade.

Para corrigir esse problema dentro do Oracle Forms 6 é bem simples.

Basta acessar no Object Navigator a opção Attached Libraries, selecionar a biblioteca com problema e clicar com o botão direito do mouse e após clicar na opção Property Pallet.

Você verá em PL/SQL Library Location o path que está errado, para corrigir, normalmente basta excluir a biblioteca e atacha-la novamente clicando no botão de Create (aquele com sinal de “+” na cor verde) e ir seguindo os passos para incorpora-la ao seu Form.

Normalmente o próprio Oracle Forms Builder trata de restaurar o posicionamento e demais acertos acerca da biblioteca alterada.

Dica: esse procedimento se aplica ao Oracle Forms 6 e Oracle Forms 6i, para o caso do Oracle Forms 10g e suas variantes o acerto terá que se realizado no registro do Windows na chave ORACLE_PATH.


Descubra mais sobre ViamaisBLOG

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.