Leram suas DM, Slack, Teams e Google deduram você ao seu chefe

Leram suas DM, e agora? Pior ainda é se foi seu chefe que leu, alguma mensagem comprometedora, por isso vamos revelar um segredo bem sigiloso.

Leram suas DM, Slack, Teams e Google deduram você ao seu chefe
Leram suas DM, Slack, Teams e Google deduram você ao seu chefe

Sabe aquela mensagem em um momento de raiva? Sabia que leram suas DM e te deduraram para seu chefe?

Grandes players como Google, Teams e Slack estão dedurando você para o seu chefe, isso é uma clara violação de privacidade.

Seria algo similar ao carteiro abrir sua correspondência e entrega-la ao seu chefe.

Se teoricamente uma DM é restrita entre o remetente e o destinatário, como assim o seu chefe pode ler a sua mensagem privada?

A resposta é bem simples: depende do plano contratado pela sua empresa, das leis locais e da situação que você se envolveu.

Leram suas DM, Slack, Teams e Google abrem sua caixa privada para seu chefe

Os requisitos dependem de cada plataforma, uma que é bem utilizado em meios corporativos é o Slack.

Nela é possível uma empresa utilizando o plano PRO, aquele cobra US$ 4,00 mensais por usuário, solicite a exportação de mensagens dos canais privados.

O Slack salienta que somente exporta estas mensagens em casas de decisões judiciais, porém, é difícil confirmar esta mecânica.

Já que a ferramenta de exportação já existe e aparentemente é de uso reservado para algumas áreas corporativas.

A situação se agrava para empresas que assinam os planos Business+ (US$ 7,50 mensais por usuário ativo) ou no Enterprise Grid (vendas diretamente com o Slack), pois nestes planos a exportação de canais privados é padrão.

O Slack apenas “exige” que a empresa preserve o sigilo.

E a situação ainda piora mais, a Mozilla, alerta que apps de terceiros para Slack, como o Hanzo, também dão esse acesso, mas apenas para clientes do Enterprise Grid.

O problema vai muito além

Embora seja o mais famoso existem outras opções além do Slack.

No Teams existe uma ferramenta chamada Core eDiscovery para buscar e pesquisar mensagens privadas da sua equipe.

E esta ferramenta abrange ainda Skype, Office 365 e Outlook.

Já para o Google, usando o aplicativo Google Vault um administrador terá acessa a quais dados referente a sua conta e aos colaboradores cadastrados via Workspace.

E quanto a legalidade?

Para o direito, desde que exista aviso prévio, é possível impor monitoramento aos colaboradores, porém sempre existe uma grande discussão, já que envolve privacidade.

Lembrando que esta cultura da eterna vigilância é nociva para empresa, espanta bons profissionais e ainda pode gerar margem para manipulações.

E também abre precedente para que o colaborador exija a abertura de caixas privadas para comprovar casos de assédio por parte de chefes.

De qualquer maneira é sempre bom prezar pelo respeito mutuo e bom senso.

matrix

ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.