Itamaraty sofre ciberataque

Itamaraty sofre ciberataque, desta vez diplomatas receberam e-mails maliciosos e ativaram um malware e o resultado foi desastroso. 

[ad#texto]

Em tempos que todos falam de Copa do Mundo, protestos e o caos que está se instalando no Brasil a presidência da republica tem mais um problema para resolver, desta vez o Itamaraty sofre ciberataque desde a semana passada.

Itamaraty sofre ciberataque
Itamaraty sofre ciberataque

Ao que tudo indica alguns e-mails maliciosos foram enviados ao domínio itamaraty.gov.br e por falta de conhecimento alguns diplomatas abriram (e possivelmente clicaram no link) o que bastou para que uma infecção por algum tipo de malware ocorresse.

A Folha de São Paulo garante que o Intradocs foi atacado e que alguns documentos foram acessados e como medida imediata todos os funcionários foram orientados a trocarem suas senhas, mas os ataques conseguiram.

A notícia de que o Itamaraty sofre ciberataque vem de encontro com a velha história de espionagem e falta de privacidade já que tudo indica que o ataque foi dirigido ao Itamaraty e não uma mera coincidência.

E ainda mais quando veio a tona que os EUA e outros países estiveram envolvidos na criação e coordenação de um ataque as instalações nucleares do Irã utilizando um super-malware não é de se estranhar que o mesmo aparato esteja sendo utilizado para espionagem em outros países.

De qualquer forma os órgãos competentes já foram envolvidos e pela seriedade da questão é provável que o culpado seja descoberto.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.