Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança

Pode parecer uma abordagem estranha, mas a Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança e isso parece funcionar muito bem. Veja os detalhes.

Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança
Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança

A Intel vem enfrentando diversos problemas relativos a segurança e agora parece ter conseguido uma ideia inovadora, agora a Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança.

Com isso temos a promessa de ganho de performance e economia de bateria.

E novamente vemos uma empresa que sempre investiu em CPU migrar parte de seu conhecimento para a GPU (quem não se lembra do conceito de APU lançado anteriormente pela AMD).

Porém agora o problema não envolve somente performance, mas sim o fator segurança.

Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança: TDT

TDT é a abreviação da iniciativa Intel Threat Detection Technology.

Esta iniciativa vai consistir nos esforços para unir capacidades de hardware com softwares antivírus visando aumentar a segurança do ambiente computacional como um todo.

A princípio temos dois avanços tecnológicos, mas outros irão surgir em breve.

Com eles, as falhas como a  Meltdown e Spectre serão incólumes.

Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança: Advanced Memory Scanning

Basicamente a tecnologia Advanced Memory Scanning transfere para a GPU a atividade da CPU responsável por gerenciar o processamento durante a varredura do sistema que busca por malwares que evitam escrever no disco.

Além de aumentar a segurança ganhamos de brinde maior performance e menor consumo de energia.

Isso é possível, pois na maioria do tempo a GPU fica ociosa, assim a utilização da CPU cai de 20% para 2% na média.

Esta funcionalidade ficará disponível para que softwares antivírus a utilizem e a partir do próximo mês o Microsoft Windows Defender já irá passar a utiliza-lo.

Esta tecnologia estará disponível em processadores de sexta, sétima e oitava geração.

Intel vai utilizar a GPU para aumentar a segurança: Advanced Platform Telemetry

A tecnologia Advanced Platform Telemetry baseia-se no rastreio do comportamento do usuário para detectar padrões de uso que parecem anômalos.

Assim como alguns softwares antivírus já fazem, desta vez a Intel irá aplicar o conceito a nível de hardware para que a CPU detecte possíveis comportamentos anômalos na sua utilização.

Com este comportamento registrado a Intel enviará os dados para sua cloud a fim de mapear e tomar ações em um espaço de tempo menor e de maneira mais pró-ativa.

Esta tecnologia está primeiramente disponível para clientes corporativos, sendo a Cisco a primeira empresa a utiliza-la.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.