Instalando Oracle Forms & Reports no Ubuntu


No ambiente empresarial um problema na adoção do Linux (principalmente distribuições amigáveis como o Ubuntu) em desktops é que vários sistemas ERP tem seus clientes portados apenas para o Windows. Com sistemas ERP desenvolvidos utilizando a ferramenta Forms & Reports da Oracle ocorre isso.

O Forms & Reports possui uma versão portada para Linux, porém os aplicativos desenvolvidos e compilados em Windows só poderão ser utilizados no Windows, não existe a portabilidade entre plataformas via Runtime como acontece com o Java por exemplo. E recompilar todo um ERP para portar do Windows para o Linux é na grande maioria dos casos inviável.

Então utilizando o Wine é possível executar o Runtime do Oracle em um ambiente Linux e utilizar uma aplicação compilada em Windows e vice-versa sem maiores problemas. Para isso iremos seguir simples passos como os relacionados abaixo:

  • Instalar o Ubuntu na versão 8.10 e atualizar via gerenciador de atualizações;
  • Instalar o Wine conforme o descrito no site do projeto;
  • Agora é necessário fazer o download do Forms & Reports direto da Oracle;
  • Agora é que começa o pulo do gato, com o arquivo ZIP (compactado) de instalação do Forms & Reports em mãos, basta descompactá-lo e em seguida executar o arquivo setup.exe utilizando o Wine para iniciar o processo de instalação. A tela que irá guiar o processo todo deverá abrir e a seguir todas as opções de instalação deverão ser escolhidas como se fosse uma instalação normal no Windows;
  • Com a instalação finalizada, devemos ter disponível a pasta de instalação do Oracle (Oracle Home) em uma versão Windows e copiar todo o seu conteúdo para dentro da pasta de instalação do Oracle (Oracle Home) no Wine (Linux);
  • Agora devemos abrir o arquivo TNSNAMES.ORA apagar o seu conteúdo com exceção da configuração de acesso do seu banco. Esse passo é importante, pois no Windows basta adicionar os parâmetros de configuração no arquivo que irá funcionar, já no Linux se isso for feito irá disparar um erro de falha na rede. É necessário apagar todas as configurações com excessão da correta para a conexão no seu banco de dados Oracle;
  • Agora é só executar utilizando o Wine os arquivos que desejar. Por exemplo, vá no seu Oracle Home do Linux e dentro da pasta BIN ao executar o arquivo ifrun60.exe irá acionar o Runtime do Oracle, se executar o arquivo ifbld60.exe irá abrir o Forms Builder.

Realizando todos esses procedimentos tudo irá funcionar adequadamente, caso perceba algum erro, tente reinstalar o Oracle pois notei que alguns serviços no Oracle possuem dependencias e que não são bem gerenciáveis no Oracle Instaler da versão 6i.

Esse post é destinado a pessoas que já possuem certa experiência tanto com o Windows quanto com Oracle, então se você for um usuário novato e tiver dúvidas é só comentar que irei auxiliar no que for possível.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.
ViamaisBLOG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.